NOTÍCIAS DA CATEQUESE

-PRIMEIRA EUCARISTIA 2012 (Clique aqui)

-FEIRA CATEQUÉTICA DE 2012

Aconteceu no dia 22 de setembro de 2012, a 2ª feira catequética da comunidade Santo Antônio de Igaratinga. Foi um momento muito importante para a catequese, para a Igreja e principalmente para os catequizandos que se mostraram entusiasmados ao apresentarem seus trabalhos e exporem o que aprenderam na catequese.
Agradecemos a Deus pelo trabalho realizado com louvor.

-PREPARANDO-SE PARA A 2ª FEIRA CATEQUÉTICA-15/09/2012
-UM POUCO DE NOSSA CATEQUESE-  23/06/2012
-ENCONTRO DE CATEQUISTA DA PARÓQUIA SANTO -ANTÔNIO EM ANTUNES-17/06/2012

INÍCIO DA CATEQUESE DE 2012

Dia 25/02/2012, iniciou-se a catequese na paróquia Santo Antônio de Igaratinga. A participação foi positiva, e muitos pais estiveram presentes acompanhando seus filhos.
Os catequistas demostraram que estão muito entusiasmados e empenhados em trabalhar unidos,  fazendo com que nossa catequese seja cada vez melhor.



PREPARATIVOS PARA O INÍCIO DA CATEQUESE DE 2012

Na paróquia Santo Antônio de Igaratinga, aconteceu a primeira reunião dos catequistas no dia 13/01/2012. A participação foi boa, muitos catequistas vão continuar, alguns infelizmente não compareceram, mas em compensação, apareceram outros que ouviram o chamado de Deus e se dispuseram a colaborar. Que sejam todos bem-vindos!
Todos os anos, a catequese começava no início de fevereiro, junto com a escola. Aqui, a catequese não acontece tudo no mesmo dia e no mesmo horário, o catequista é livre para escolher o horário e o dia que tem disponibilidade. Mas sempre acontece de muitas  crianças estarem na lista  de um catequista que decide dar os encontros exatamente no horário que elas estudam. Isso tem causado muito transtorno. Fica difícil organizar a catequese sem saber em qual horário a criança vai para a escola.
Por isso, ficou decidido com a aprovação do padre Adilson, que neste ano de 2012, a catequese inicia-se após o carnaval, no dia 25 de fevereiro.
Lembrando que, as inscrições estão abertas na secretaria da paróquia.


MISSA DA PRIMEIRA EUCARISTIA
Para ver todas as fotos clique no link:

No dia 11/12/2011, às 9h, aconteceu a celebração da primeira Eucaristia de 45 crianças da comunidade Santo Antônio de Igaratinga.
A missa aconteceu na matriz, que ficou lotada de amigos, familiares e visitantes de outras comunidades.
Neste dia, em que a igreja celebra o terceiro domingo do advento, o celebrante, padre Adilson, ressaltou em sua Homilia a fala de João Batista que diz: "Eu sou a voz que grita no deserto", (João 19,23).
João preparava os caminhos do Senhor, e os catequistas de nossa comunidade preparam com muito carinho e dedicação os corações dessas crianças, para receberem pela primeira vez, "O CORPO E SANGUE DE CRISTO".
Esse encontro das crianças com a Eucaristia é maravilhoso e por isso deve ficar guardado na memória - comenta o padre; dizendo para as crianças que nunca se esqueceu da data de sua primeira Eucaristia.
Para alegrar ainda mais a celebração, tivemos a participação especial do coral infantil, "PEQUENOS SEGUIDORES DE CRISTO", da comunidade Nossa Senhora das Dores de Antunes.

CELEBRAÇÃO DA CRISMA DE 2011

Aconteceu  no domingo, dia 20 de novembro de 2011, a Celebração da Crisma  na paróquia Santo Antônio de Igaratinga.
A missa, que foi presidida por Dom Tarcísio e concelebrada pelo Padre Adilson começou às 09 horas, na comunidade de Nossa Senhora das Dores em Antunes.
Mais de cem "jovens, adolescentes e adultos" das Comunidades que compõem a Paróquia Santo Antônio puderam receber o sacramento, chamado de "Sacramento da maturidade cristã". 

         Primeira Eucaristia de Adultos




Aconteceu no dia 13/11/2011, na matriz de Santo Antônio de Igaratinga a 1ª Eucaristia de dois jovens, que foram preparados durante o ano porque sentiram em seus corações o desejo de receberem os sacramentos da iniciação cristã e participar da comunhão com Deus e com os irmãos.

No domingo próximo dia 20, eles receberão o sacramento da Crisma, que será realizada na comunidade de Nossa Senhora das Dores em Antunes.
Muitas vezes não fazemos a Catequese quando crianças por falta de incentivo de nossos pais ou até mesmo por rebeldia da adolescência, mas nunca é tarde para receber essa graça

Encontro Paroquial para Catequistas

Os catequistas da paróquia Santo Antônio de Igaratinga reuniram-se no dia 02/10/2011, no centro pastoral. O encontro teve início as 8h e término as 14h e foi conduzido pelo sem. Rodrigo, com temas e reflexões voltados para a espiritualidade do catequista.
Padre Adilson também esteve presente, dinamizando o encontro através da música.
Foi servido também um cafezinho e um delicioso almoço, que foi preparado com muito carinho pelos simpáticos casais da pastoral familiar da paróquia Santo Antônio.
veja todas as fotos:

https://picasaweb.google.com/103208837981230371849/5DeOutubroDe2011

Foi realizada no dia 25/09/2011, a 1ª feira catequética da Paróquia Santo Antônio de Igaratinga, tendo como tema central a "BÍBLIA"


C
lique no link e veja todas as fotos:
https://picasaweb.google.com/103208837981230371849/FeiraCatequetica

Foi uma experiência muito boa para todos, pois proporcionou a oportunidade de reunir pela primeira vez neste ano todos os catequistas, catequizandos e seus familiares.A alegria e o entusiasmo de todos para que esse evento acontecesse foi surpreendente.As crianças ficaram muito felizes ao ver que seus trabalhos eram reconhecidos pelas pessoas que com tanto carinho elogiavam e admiravam a criatividade, o amor e o respeito que eles demontravam pela catequese e pela Palavra de Deus através de seus desenhos, textos bíblicos, orações, cartazes e teatros.Aconteceu durante o evento o sorteio de algumas Bíblias.O encerramento da feira catequética foi na igreja, com a participação de todos na Santa Missa.

Apresentação sobre o mês da Bíblia


Pelos alunos do 2º Período do C.E.I.M. Ana Lucinda de Almeida , Dia 25/09/2011 na missa de encerramento da feira catequética


CLIQUE NO LINK E ASSISTA O VÍDEO

Celebração do dia do catequista
(28/08/2011)

Confraternização dos catequistas

dez. 2010

Celebração da Crisma 

Realizada em Limas de Igaratinga 
( 05/12/2010)
Clique no link abaixo e veja as fotos no facebook
https://www.facebook.com/media/set/?
set=a.100417170035214.559.100002007931588&type=1&l=f1e867e110



3º dia do tríduo de preparação para a CrismaConfissão- dia 30/11/2010


Padre Antônio teve um diálogo com os jovens crismandos momentos antes da confissão, preparando-os espiritualmente.


2º dia do tríduo de preparação para a Crisma/2010

Exame de Consciência conduzido pelo jovem Chico, da comunidade
de Nossa Senhora das Dores(Antunes).
(10/11/2010)



1º dia do tríduo de preparação para a crisma


Os crismandos da paróquia Sto. Antônio de Igaratinga, juntamente com os catequistas e o casal, Edinho e Andréia, reuniram-se no dia 20/11/2010, no centro pastoral para fazerem uma hora de guarda e uma confraternização.



Encontro de catequistas


Aconteceu na manhã do dia vinte e quatro de outubro, o segundo encontro de catequistas da paróquia Santo Antônio de Igaratinga deste ano de 2010. 
Foi um encontro agradável e muito proveitoso. Todos saíram satisfeitos, e certamente com o espírito renovado, para continuarem firmes e perseverantes na missão.
Estiveram conosco neste encontro: 
O seminarista Leonardo, que têm se dedicado ao máximo à catequese de nossa paróquia.
A professora Janice Amorim, que falou sobre os inúmeros desafios que enfrentamos na catequese, e nos orientou, dando dicas importantes de como lidar com eles. 
Segundo ela, temos que tratar nossos catequizandos da mesma maneira que lidamos com nossos filhos, com firmeza, muito amor e principalmente fé em Deus, pois só assim, teremos força para continuar a missão.
Tivemos também a participação do professor Pedro Henrique, que colaborou com várias dinâmicas, que com certeza, irão nos ajudar muito nos encontros de catequese. 
Padre Antônio, que vive se desdobrando para estar em vários lugares ao mesmo tempo, também esteve conosco, deixando uma palavra amiga, demonstrando sua satisfação em ver que nossa catequese está caminhando, e nos transmitindo muita fé, paz e tranquilidade, com seu jeito simples e carismático de ser.
E para que este encontro pudesse acontecer, tivemos a participação especial de todos os catequistas da paróquia Santo Antônio de Igaratinga e de algumas pessoas de nossa comunidade que colaboraram preparando um delicioso almoço. 



1ª Eucaristia- catequese adultos
(03/06/2010)
 
Celebração da Páscoa na Catequese
(10/04/2010)

As crianças da iniciação 1 apresentaram um teatro sobre a lenda co coelhinho da páscoa, e foram preparados pelos catequistas Renato e Maria Amélia.
O presidente da celebração foi o sem. Leonardo Moisés de Azevedo.



Turminha da catequese fazendo piquenique
(2007)
Catequista Vanderlei

7 comentários:

Anônimo disse...

Ivaní seu blog ficou muito bom, parabens pela iniciativa. E continui perceverante nesta sua caminhada ardoa mas gratificante!!!


(Daiana)

Pe. José Neto de França disse...

Éxcelente blog, Ivani... Está de parabéns... Vc e todos os paroquianos de sua comunidade, além dos visitantes de su blog...
Deus te abençoe, te ilumine e te guarde, hoje e sempre...

Ivani Alves disse...

Amém padre. Fiquei muito feliz com sua visita. Volte sempre!

Ivani Alves disse...

Estamos chegando ao final de 2011. Queremos agradecer a Deus por tudo. Pelas alegrias, pelas novas amizades, pelos catequistas que sentiram-se chamados para esta missão e o fizeram com tanto amor e dedicação.Enfim, Obrigado Senhor, e nos ilumine com tua luz, para que todos perseveremos no próximo ano com muita fé, entusiasmo, mais responsabilidade e ardor missionário.

Anônimo disse...

Ivani e Elson. que alegria para nós que somos seus amigos, vr esse trabalho tão importante, dedicado e carinhoso e acima de tudo zeloso com a missão a voces confiada. Que Cristo o Senhor da vida continue iluminando voces nesta caminhada na base fundamental da Igreja a catequese.
parabens..M Eliza

Ivani Alves disse...

Alegria maior a nossa de receber um elogio de uma pessoa tão linda e maravilhosa como você. É muito bom saber que nossa comunidade está interagindo conosco nesta caminhada. Obrigada Maria Eliza. Você sabe que nossa catequese caminha porque existe pessoas como você para nos apoiar e dizer coisas que precisamos ouvir para sentirmos mais fortalecidos e com a auto-estima lá nas nuvens.
NÓS AMAMOS VOCÊ!

Unknown disse...

SUA CATEQUESE É UMA BENÇÃO DO SENHOR,QUE DEUS TE GUARDE E TE ILUMINE!!
SEGUINDO-TE COM ORGULHO,OLHA MINHA PEQUENA CATEQUESE E SEJA BEM VINDA !!
PAZ DE CRISTO!!