NOTÍCIAS DA IGREJA





NOTÍCIAS DOS 14 DIAS DE FESTA DE SANTO ANTÔNIO EM IGARATINGA/2012





CLIQUE: VISITA PASTORAL DE DOM TARCÍSIO NA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE IGARATINGA



MISSA DO DIA 29/04/2012

Neste dia, quarto domingo da quaresma, domingo do Bom Pastor, tivemos uma missa festiva, pois chegou em nossa paróquia a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida e a Celebração foi presidida pelo Pe. Antônio Paulo, e ontem, dia 28/04, foi aniversário natalício dele. 

A família de padre Antônio também estava presente, e ao final da missa, foram convidados a irem até o altar para cantarmos os parabéns para ele.






ECC PREPARA PARA O 20º CONGRESSO, COM PEREGRINAÇAÕ DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Chegou hoje, dia 29/04, na paróquia Santo Antônio de Igaratinga a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida pelos casais do ECC da paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora de Pará de Minas.
Com alegria, os casais do ECC entraram na igreja com a imagem e o cartaz que a acompanha após o Ato Penitencial. 
A imagem permanecerá aqui por sete dias e seguirá para a paróquia de são João Bosco em Nova Serrana no próximo domingo, dia 06/05.Durante o tempo de permanência da imagem aqui, ela visitará algumas comunidades da paróquia Santo Antônio e as pessoas poderão visitá-la nas igrejas, especialmente os casais do ECC.
  • Terça feira, a carreata com a imagem seguirá para Torneiros as 18h.
  • Quinta feira será levada de Torneiros para Antunes, também as 18h.
  • Sexta feira, sairá de Antunes e será levada pra Limas, 18h.
  • Sábado, ela virá novamente para a Matriz, saindo de Antunes após a missa das 18h30min.
  • Domingo, será levada para Nova Serrana as 18h.

RESUMO DA SEMANA SANTA NA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO 
08/04/2012
  • No domingo (01), centenas de pessoas participaram da bênção dos ramos e acompanharam a procissão, que terminou com a Missa na Matriz. 
  • Na segunda-feira (02), houve missa às 19h, em seguida, em procissão, a imagem de Nosso Senhor dos Passos foi conduzida para a casa de uma família da comunidade. 
  • Na terça feira (03), houve missa também as 19h, e logo após, a imagem de Nossa Senhora foi conduzida em procissão para a casa de outra família. 
  • Na quarta-feira (04), as 19h, os fieis acompanharam a procissão do encontro de Jesus com Nossa Senhora. Logo após, foi celebrada a Santa Missa na Matriz. 
  • Na quinta-feira (05), a comunidade participou da Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, que deu início ao Tríduo Pascal (os três dias mais importantes da Semana Santa). Logo após a Missa, houve a transladação do Santíssimo Sacramento, da igreja para o Centro Pastoral onde aconteceu a vigília de adoração até as 00h. 
  • Sexta-feira Santa (06), as 7h aconteceu a via-sacra, saindo da Praça São Geraldo até à igreja. 
  • Na tarde da sexta-feira, as três horas, aconteceu a celebração da Paixão do Senhor, que consta de três partes: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística. A noite, teve a procissão do Senhor Morto. 
  • No sábado (07), foi celebrada a Vigília Pascal, que é a Missa mais importante do ano entre os cristãos católicos, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo após percorrer o caminho do Calvário, ser condenado, crucificado e morto. 
  • Nesta celebração houve a Renovação das Promessas Batismais, e foi elaborada uma fonte artificial que chamou a atenção de todos pela criatividade. O autor da obra foi o Seminarista Lucas. 
  • No domingo (08), os cristãos de todo mundo celebram o dia da Ressurreição ou da Páscoa de Jesus. Durante toda a Semana Santa, os fieis puderam participar de procissões e celebrações lembrando todo o sofrimento de Jesus Cristo e sua Ressurreição. 
  • A partir desse domingo inicia o período Pascal, que dura 50 dias, encerrando-se com a Festa de Pentecostes. 
  • A Páscoa é o ápice da fé cristã. Celebrando a vitória de Cristo sobre a morte, a comunidade Santo Antônio de Igaratinga realizou a procissão do Cristo Ressuscitado e do triunfo de Nossa Senhora. 
  • A caminhada terminou com a Celebração da Santa Missa. Logo após a missa, as "crianças" ganharam bombom.

SEXTA FEIRA SANTA

06/04/2012



Fé no coração e muita disposição para acompanhar os Passos da Paixão de Cristo



A comunidade Santo Antônio de Igaratinga, como de costume, realizou na manhã desta sexta feira santa a via-sacra, à luz do tema da Campanha da Fraternidade, que neste ano de 2012 é "Fraternidade e Saúde Pública".

A caminhada iniciou-se na praça do bairro São Geraldo, seguindo em direção à igreja, passando pelo Lar dos idosos e rezando cada estação nas portas das casas dos idosos e enfermos.




O Objetivo Geral da CF-2012 é: "Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde". 


Sabemos que a melhoria na saúde pública está nas mãos dos governantes, porém, não podemos cruzar os braços diante do caos que estamos presenciando na área da saúde. 
É importante também, reconhecer o que está sendo feito para melhorar a saúde pública em nossa comunidade. Vejam que; a meditação de uma das estações da via-sacra aconteceu em frente à farmácia popular, criada pelo governo para a doação de medicamentos à toda população de Igaratinga, especialmente aos mais necessitados. 


O seminarista Lucas Vinícius conduziu a via-sacra rezando conosco e acolhendo com carinho e atenção especial todos os idosos e enfermos, indo ao encontro de cada um deles, abraçando-os e  dirigindo-lhes palavras de conforto. A alegria estampada no rosto deles naquele momento mostrou-nos o quanto é importante a atenção e o cuidado com aqueles que sofrem.


Chegando na igreja, o seminarista encerrou a via-sacra falando da importância da Pastoral da Saúde para a comunidade. Ainda não temos essa pastoral funcionando por aqui, mas ele deixou uma dica para que possamos pensar na possibilidade de criá-la.


A Via Sacra é uma oração que nos lembra o caminho da dor e do sofrimento de JESUS, no percurso de sua Divina missão Redentora, quando de modo perfeito e heroico, demonstrou uma profunda obediência ao PAI ETERNO e um infinito Amor à humanidade de todas as gerações.

DOMINGO DE RAMOS
01/04/2012

O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, Jesus entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho – o símbolo da humildade – foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: “Hosana ao Filho de Davi!” Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição.



A igreja católica celebra este dia relembrando os gestos da multidão que aclamava Jesus, e as pessoas levam ramos para serem abençoados.

Na comunidade Santo Antônio de Igaratinga a bênção dos ramos aconteceu em frente ao poliesportivo, e a procissão seguiu para a igreja passando pelas principais ruas do centro da cidade. 
A celebração foi presidida pelo padre Adilson Neres, com a colaboração dos seminaristas Lucas e Juliano, da diocese de Sete Lagoas/MG.

Veja algumas fotos:





“O Domingo de Ramos é o grande portal de entrada na Semana Santa, a semana em que o Senhor Jesus caminha até ao ponto culminante da sua existência terrena. Ele sobe a Jerusalém para dar pleno cumprimento às Escrituras e ser pregado no lenho da cruz, o trono donde reinará para sempre, atraindo a Si a humanidade de todos os tempos e oferecendo a todos o dom da redenção”. (Bento XVI) 

Que todos tenham um início de Semana Santa abençoado, caminhando com Jesus, para celebrarmos a sua Páscoa definitiva! 
(Seminarista Lucas Vinícius)

TRÍDUO EM LOUVOR A SÃO JOSÉ

A comunidade de Várzea da Cachoeira celebra o tríduo em honra ao Padroeiro São José. Hoje, dia 18/03/2012, segundo dia da festa, aconteceu uma cavalgada, saindo com a imagem da praça da Matriz de Santo Antônio em Igaratinga as 9:00h, seguindo com muita fé e devoção para a capela de São José na Várzea da Cachoeira. Chegando na comunidade, as 10:30h, Padre Valmir celebrou uma missa sertaneja, numa barraca que foi montada na frente da capela. A imagem foi levada até o altar, e foi recebida com muita alegria por todos. Várias comunidades vizinhas participaram desta grande festa. Logo após a missa foi servido um delicioso almoço e teve show ao vivo com a banda Fala Sério de Igaratinga.
Amanhã, 19/03, dia dedicado a São José, a festa continua, com a celebração da santa Missa as 19:00h, e logo após, haverá procissão. O celebrante será o padre Adilson Neres. 


Observe que tem uma laranja sobre o altar. Foi uma dinâmica que o padre usou para explicar sobre a experiência do amor de Deus em nossas vidas.  Veja bem: não basta a gente saber que a laranja tem muitas vitaminas que são essenciais à nossa saúde. É preciso chupar a laranja para que nosso organismo receba todas as vitaminas contidas nela. Porém, se eu não chupar a laranja, ela continuará contendo tudo que ela tem de bom, porém não usufruirei dos benefícios dela. Assim é a graça de Deus, ele fala: -"Não basta eu como padre falar para você que Deus é bom e misericordioso, que Deus te ama, se você meu irmão e minha irmã,  não abrir o coração e viver a experiência do amor de Deus".
Se eu não deixo  Deus agir em mim, não serei transformado pela graça de Deus. No entanto, Deus continua sendo bom, misericordioso e amoroso, mesmo que eu não perceba sua presença em minha vida. 

.
ACOLHIDA AOS NOVOS SEMINARISTAS

A Paróquia Santo Antônio de Igaratinga acolhe com muito carinho os seminaristas Juliano Ribeiro e Lucas Vinícius, que vieram da Diocese de Sete Lagoas para fazerem estágio aqui. Eles chegaram no início de março de 2012 e permanecerão por seis meses. Ambos mostraram-se muito animados a colaborar com o padre Adilson nas celebrações, atividades pastorais e movimentos de nossas comunidades.
Que Deus os abençoe e ilumine seus caminhos.
Sejam  bem-vindos!



MISSA DE ENVIO DE GERALDO FÁBIO DE MENEZES



Foi celebrada no dia 29/01/2012, na Matriz de Santo Antônio em Igaratinga, a missa de envio de Geraldo Fábio de Menezes, que segue em missão para o Seminário Propedeuta São José, em Itaúna-MG.

A missa foi presidida pelo padre Antônio Paulo da Silveira, com a participação do seminarista Anderson, da comunidade de Limas, que também pertence à paróquia Santo Antônio. Os membros da Pastoral Vocacional também estavam todos presentes.

Os paroquianos, amigos e familiares de Geraldo Fábio participaram com imensa alegria deste momento que é tão importante e especial na história de nossa igreja. 


Geraldo Fábio, desde muito cedo, sentiu em seu coração o chamado de Deus. 
Nasceu, aos 27 de setembro de 1993 e foi batizado dia 16 de outubro do mesmo ano, na Paróquia Santo Antônio de Igaratinga, por Padre José Alaor Borges. 
Aos seis anos de idade ingressou-se na escola, e durante o período escolar recebeu dois certificados de bom aluno. 
Aos sete anos, iniciou-se na catequese e sempre muito interessado e curioso para saber mais das coisas de Deus, frequentando todos os encontros catequéticos. 
Fez a 1ª Eucaristia, em 24 de abril de 2004, considerado por ele, o dia mais importante de sua vida. 
Com doze anos de idade foi convidado a fazer parte da sociedade São Vicente de Paulo, e foi nomeado tesoureiro da conferência São Miguel Arcanjo. 
Foi crismado em 25 de novembro de 2007 aos 14 anos. 
Nos dias 26 e 27 de setembro do ano de 2009 participou do Encontro de Adolescentes com Cristo. 
Sempre gostou de participar das pastorais e movimentos. 
Foi um coroinha exemplar e também fez um belo trabalho na formação dos coroinhas em nossa comunidade. 
Sua vocação veio amadurecendo dia após dia. 
Seu sonho é a Vida Sacerdotal!

Que Deus o fortaleça em seus propósitos. Que sua fé, esperança e caridade cresçam cada vez mais, e que sua vocação se renove a cada dia. 




ENCERRAMENTO DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

No último dia da festa, dia 22/01/2012, a missa foi presidida pelo padre Hélio, que é pároco na cidade de São Joaquim de Bicas. Ele é amigo do padre Adilson e nosso também, claro. Com seu carisma ele já conquistou a comunidade de Igaratinga e é sempre muito bem-vindo. Durante a homilia, e após a celebração, ele elogiou tanto nossa comunidade, que quando terminou a missa,  nem conseguia caminhar no meio do povo, todos queriam conversar com ele e agradecer pessoalmente pela presença e pelas palavras bem ditas, no momento certo. Ele disse  tudo que precisávamos ouvir.
Estamos com um projeto pronto para começarmos a construção de uma nova igreja, pois a que temos aqui foi construída quando Igaratinga ainda não era cidade e tinha apenas uma meia dúzia casas. Hoje, é uma pequena cidade, mas cresceu . A população multiplicou muitas vezes e a igrejinha continua do mesmo tamanho. 
Portanto, estamos com uma tarefa enorme pela frente, e não temos recursos para isso. Segundo o padre Adilson, já temos 90% do dinheiro, que está guardado no bolso de cada um de nós. Ele brinca assim, mas é a mais pura verdade, somos nós os responsáveis pela realização deste projeto.
As palavras do padre Hélio, nessa celebração foram de encorajamento e elogios pelo que já construímos aqui, como por exemplo o Centro pastoral, um dos maiores e melhores de todas as paróquias da Diocese de Divinópolis.
Com certeza, quem ouviu a pregação do padre Hélio sentiu-se bem mais animado e com mais vontade de colaborar para que nossa igreja fique pronta o mais rápido possível.
Após a missa, padre Hélio marcou presença na barraquinha, e ficou satisfeito em ver que o salão de festas, (que também está em obras), estava lotado e elogiou nossa comunidade mais uma vez.
Que Deus abençoe o padre Hélio e também o padre Adilson, que é o idealizador deste sonho e o principal  responsável em fazê-lo transformar em realidade.

FESTA DO DIA 21/01/2012

Foto tirada na madrugada do dia 22/01/2012
Olha aí o padre Adilson gente, após o grande show que fez em Juatuba com a Banda Filhos de Maria, meio rouco, voz cansada, ele ainda cantou pra gente aqui na festa de São Sebastião em Igaratinga.
Aproveitamos que ele apareceu para prestarmos uma simples homenagem, pois amanhã, dia 23, faz um ano que ele está aqui na paróquia Santo Antônio. Que Deus  o ilumine e que Nossa Senhora o proteja!

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO EM IGARATINGA

Neste ano de 2012, está acontecendo em nossa comunidade a festa de São Sebastião, que há muito tempo não acontecia por aqui. O objetivo principal é resgatar a devoção ao santo e angariar fundos para a construção da nova Matriz de Santo Antônio.
Na noite de quinta feira, dia 19/01, após a Celebração da Santa Missa, Pe. Adilson  e seus amigos animaram a festa com um show muito bom.

OS SEMINARISTAS "LEONARDO MOISÉS E FÁBIO MENEZES", VISITARAM A COMUNIDADE DE SÃO JOSÉ DIA 15/01/2012


A celebração da Palavra aconteceu as 19h. 

  • A pequena e aconchegante comunidade de São José pertence à paróquia Santo Antônio de Igaratinga.
  • O sem. Leonardo esteve aqui em nossa paróquia por dois anos e era muito dedicado à catequese.
  • O sem. Fábio Menezes é filho, de Igaratinga, motivo de muita alegria para todos nós.
  • As jovens, Liliane e Viviane, são irmãs. Elas sempre acompanham o blog e colaboram conosco enviando as fotos dos principais acontecimentos da comunidade São José na Pedra Negra de Baixo.

CELEBRAÇÃO DA MISSA DO NATAL

Na matriz de Santo Antônio de Igaratinga a  missa do galo foi celebrada as 21h.  A igreja estava lotada, e várias pessoas de outras cidades vizinhas estavam presentes, inclusive de Itaúna, onde padre Adilson esteve antes de vir para esta paróquia.
A  imagem do menino Jesus foi levada ao presépio pela garotinha Luana, acompanhada por outras crianças.

 

No final da celebração, Luana, com uma toquinha de papai noel, levou uma cesta de natal para presentear o padre Adilson. Ela vai à missa todos os domingos e fica ansiosa para que chegue o momento do abraço da paz, pois nesta hora, todas as crianças vão correndo até o altar para abraçar o padre.
Ela havia até memorizada uma música de natal para cantar para ele, com a ajuda de sua mãe, mas ficou envergonhada e não quis cantar. Mas valeu a intenção!


CELEBRAÇÃO DA CRISMA DE 2011

Aconteceu  no domingo, dia 20 de novembro de 2011, a Celebração da Crisma  na paróquia Santo Antônio de Igaratinga.
A missa, que foi presidida por Dom Tarcísio e concelebrada pelo Padre Adilson começou às 09 horas, na comunidade de Nossa Senhora das Dores em Antunes.
Mais de cem "jovens, adolescentes e adultos" das Comunidades que compõem a Paróquia Santo Antônio puderam receber o sacramento, chamado de "Sacramento da maturidade cristã".

PRIMEIRA ASSEMBLEIA PAROQUIAL DA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO

No dia 13 de novembro de 2011, as 7h 30min, iniciou-se a 1ª assembléia paroquial com a participação do padre Adilson, do seminarista Rodrigo, e de várias pessoas de todas as comunidades que pertencem a paróquia Santo Antônio de Igaratinga. 
Foi elaborado um "Plano de Ação Pastoral", um trabalho que está sendo realizado em etapas, primeiro nas paróquias, em seguida nas foranias e brevemente acontecerá na Diocese, em Divinópolis.

A CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realiza uma assembléia a cada quatro anos. O objetivo é traçar um planejamento para a ação da igreja de acordo com as necessidades de cada época. A última assembléia da CNBB teve como resultado a publicação de um livro chamado diretrizes para a ação evangelizadora da Igreja de 2011 a 2015. Seguindo esse mesmo ritmo de caminhada, a Diocese de Divinópolis, quer planejar também o seu trabalho pastoral para os próximos anos. 
(Rádio Santa Cruz)


DIA NACIONAL DA JUVENTUDE
 ANTUNES - 30/10/2011



PADRE ANTÔNIO CELEBROU EM IGARATINGA DIA 28/10/2011
DIA DE SÃO JUDAS TADEU




ENCONTRO DE ESPIRITUALIDADE PARA OS COROINHAS NA 
COMUNIDADE NOSSA SENHORA DAS DORES/ANTUNES
DIA 23/10/2011


1º ENCONTRÃO DO ECC DA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE IGARATINGA 
(16/10/2011)

O Encontro de casais com Cristo aconteceu pela primeira vez em Igaratinga no ano de 2002. Desde então, o ECC aconteceu por nove anos consecutivos.

Neste ano de 2011, seria o décimo encontro. Devido ao número de casais que já participaram e estavam desligados do ECC e principalmente das atividades pastorais da igreja, houve a necessidade de uma mudança. A equipe dirigente e o Diretor Espiritual, Padre Adilson Neres Vieira, chegaram à conclusão de que neste ano de 2011, fosse realizado um Encontrão, onde todos os casais que fizeram o ECC na paróquia Santo Antônio fossem convidados.

O encontrão aconteceu no dia 16/10/2011, no Centro Pastoral, e apesar de muitos terem faltado, 79 casais participaram. Padre Moacir Arantes colaborou na montagem e conduziu o encontro na parte da manhã com o tema "Reavivar o amor conjugal". Durante a palestra, ele falou sobre o que é o ECC, do seu objetivo e da importância do serviço à igreja.

O almoço foi servido na quadra da escola, e os casais fizeram uma caminhada de mãos dadas, em procissão até o local.

Logo após o almoço, o casal ligação setorial do ECC, Sr.Reginaldo e D.Dilma falaram um pouquinho também para os casais e apresentaram outro casal Laci e Ângela, casal do Setor Diocesano do ECC, que estiveram presentes durante todo o encontro.

Estiveram presentes também o casal Antônio e Agostinha, coordenadores da Pastoral Familiar da Forania N.S. da Piedade.

Outros palestrantes foram dois casais de Itaúna, vindos a convite do padre Adilson, que deram seus testemunhos de vida e dinamizaram o encontro.

Padre Adilson, que também colaborou e participou das dinâmicas concluiu o encontro com a Celebração da Santa Missa, que aconteceu na Matriz de Santo Antônio


TRÍDUO EM HONRA A SÃO GERALDO

Neste ano de 2011, acontece pela primeira  vez em Igaratinga, no bairro São Geraldo, o Tríduo festivo em honra ao Santo, com celebrações na gruta de São Geraldo, na igreja e na pracinha do salão comunitário do bairro.
A comunidade toda está colaborando e participando com bastante entusiasmo. 
Todos os dias da festa, que acontece de 13 a 16/10,  têm Missa ou Celebração da Palavra, barraquinhas  e animação musical.
As fotos a seguir são do segundo dia da festa.



NO DIA 04/09/2011, MONSENHOR EVARISTO JOSÉ VICENTE COMEMOROU O JUBILEU DE OURO EM SUA TERRA NATAL

Com imensa alegria, a comunidade Santo Antônio de Igaratinga acolhe e celebra com Monsenhor Evaristo os cinquenta anos de Vida Sacerdotal, completos no dia dois de julho deste ano.
Monsenhor Evaristo nasceu e cresceu nesta cidade, e celebrou aqui sua primeira missa no dia 03/07/1961.
Emocionado, ele compartilhou conosco sua história e sentimo-nos muito honrados com sua presença em nossa paróquia.
Demonstrando dedicação e zelo pastoral, ele nos surpreendeu com o sorteio de uma Bíblia ao final da missa.
Para finalizar, padre Adilson o agradeceu em nome da comunidade e o convidou para a celebração da primeira missa na igreja nova , que se Deus quiser, ficará pronta em 2013.

PARABÉNS MONSENHOR EVARISTO!
QUE DEUS O ILUMINE E ABENÇOE AS SEMENTES QUE O SENHOR PLANTOU NESTES CINQUENTA ANOS DE VIDA SACERDOTAL!




MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS  E FESTA EM COMEMORAÇÃO AOS 10 ANOS DA CHEGADA E PERMANÊNCIA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO NA IGREJA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO NA COMUNIDADE DE PEDRA NEGRA DE BAIXO-IGARATINGA
(Dia 02/09/2011)

fotos

TÚNEL DO TEMPO

Fotos tiradas em setembro de 2001
Chegada do Santíssimo na Igreja de São José- Pedra Negra


ENCERRAMENTO DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA
FORANIA N.S. DA PIEDADE 
 PARÁ DE MINAS
21/08/2011

FOTOS

VÍDEO
Missa Presidida pelo Padre Chrystian Shankar



SEMANA DA FAMÍLIA (16/08/2011)

Na paróquia Santo Antônio de Igaratinga, homens e mulheres do terço reunem-se para rezarem juntos na Semana Nacional da Família.
Padre Adilson Neres Vieira, o fundador do terço dos homens na cidade de Itaúna, e que agora é nosso pároco, tem o dom da música, e este dom ele coloca a serviço de Deus. Com seu carisma e dedicação está dando nova vida a esta comunidade.
A participação de tantas famílias reunidas numa noite de terça feira para rezarem o terço é um fato inédito por aqui. E isso é muito bom!  













A semana da família inicia-se no dia 14/08/2011, com a celebração do dia dos pais.


A comunidade Santo Antônio de Igaratinga participou com muita alegria da celebração deste dia.
A imagem da Sagrada Família foi levada em procissão por uma família no início da celebração. Ao final da missa, a imagem foi sorteada entre os pais, além de outros pequenos brindes. E para finalizar, os pais foram homeageados com uma linda melodia ao som da gaita do padre Adilson e receberam uma lembrancinha.

TERÇO DOS HOMENS EM ITAÚNA COMEMORA 5 ANOS NO DIA 12/08/2011
CLIQUE NO LINK ABAIXO  E ASSISTA O VÍDEO


DIA DO PADRE

No dia 07/08/2011, dia em que a igreja celebra o dia do padre, tivemos em nossa paróquia a visita do padre José Justino,  um sacerdote Itaunense, amigo do padre Adilson, que atualmente,  desenvolve trabalho de missão no interior de Mato Grosso, na cidade de Nova Brasilândia.

FESTA DE SANTO ANTÔNIO /IGARATINGA-2011

A festa de Santo Antônio em Igaratinga, neste ano de 2011 teve início no dia 31/05 e término no dia 13/06.
Foram quatorze dias de festa e muita alegria em nossa comunidade, com missas, trezena, coroação, quadrilha, carreata, procissões, queima de fogos, leilões, barraquinhas e shows.

No dia 12/06/2011, dia em que a Igreja celebrou a Solenidade de Pentecostes, dia dos namorados e em nossa comunidade celebrava-se o décimo terceiro dia da trezena de Santo Antônio, tivemos a participação dos filhos de Maria de Itaúna e dos homens do terço de várias cidades, que meditaram o Santo Terço antes da celebração Eucarística. Tudo aconteceu na barraquinha de Santo Antônio em estilo sertanejo e o celebrante foi o padre Adilson.



HOMENS DO TERÇO COROANDO NOSSA SENHORA
(29/05/2011)

Animados pelo entusiasmo e dedicação de Padre Adilson Neres, os homens do terço da comunidade Santo Antônio de Igaratinga  prestaram uma bela e merecida homenagem à Nossa Senhora, encerrando o mês Mariano.
Foi um momento de muita alegria para todos que participaram da celebração neste dia.
Enquanto tocavam no grande manto azul, representando o manto sagrado de Nossa Senhora, todos cantavam, invocando bençãos e a proteção de Maria.


 Mães homenageam Nossa Senhora
 (08/05/2011)

Como de costume, no segundo domingo de maio, as mães da comunidade Santo Antônio de Igaratinga participam da coroação à Nossa senhora.
   

 Notícias do dia 1º de maio de 2011

Hoje, 1º de maio, dia em que a igreja celebra o segundo domingo da Páscoa, domingo da Misericórdia Divina, somos convidados a deixar de lado o medo que nos impede de ser autênticas testemunhas do Ressuscitado e acolher o dom da paz e da reconciliação que Ele nos oferece.
Neste dia, comemora-se o dia do trabalhador, lembrando de São José, e também estamos vivenciando o dia da Beatificação do papa João Paulo II.
Nossa igreja, como sempre, estava superlotada pois, felizmente,  não comporta mais o número de fiéis. A cada dia, percebe-se a necessidade de ampliar ou construir uma igreja maior. Mas vamos caminhando, com a certeza de que Cristo caminha conosco e nos dará força e coragem para realizarmos mais esta missão. 


Inicia-se o mês de maio, que é dedicado à Maria, e como de costume, as crianças de nossa comunidade prestaram uma bela homenagem à nossa querida Mãezinha do céu.
No domingo próximo, Nossa Senhora será homenageada pelas mães. Todas são convidadas a participar deste momento tão especial que acontece todos os anos na matriz de Santo Antônio em Igaratinga.


E no último dia do mês de maio, o padre já avisou que Nossa Senhora será coroada pelos homens. Isso é novidade e certamente será um momento de muita emoção em nossa comunidade paroquial.


Missa do Crisma reúne grande número de sacerdotes na Diocese

Todos os anos, durante a Quinta-feira Santa, o Bispo de Divinópolis, reúne os padres da Diocese para a chamada “Missa do Crisma”. Esse nome, deve-se ao fato de durante a missa o bispo abençoar os três óleos (óleo do batismo, dos enfermos e do crisma) que são usados em alguns sacramentos. A missa acontece às, 9 horas na Catedral do Divino E. Santo. O óleo do crisma é usado nas diversas celebrações de crisma na diocese. O óleo do batismo, naturalmente é usado na celebração desse sacramento. O outro óleo é usado para ungir os doentes. Outro sentido dessa missa é celebrar a unidade dos padres com o bispo. Nesse dia Cristo instituiu a Eucaristia. Mas, a Eucaristia só existe por causa do sacerdote que faz a consagração do pão.
Os padres pela vocação a que são chamados participam do sacerdócio ministerial de Cristo. É o próprio Cristo que perdoa quando o padre dá a absolvição; é o próprio Cristo que se coloca sobre o altar quando o padre realiza a consagração do pão e do vinho... Durante a missa, o Bispo Dom Tarcísio comentou trechos das cartas dos papas Bento XVI e João Paulo II, escritas para esses dias. Além disso, agradeceu aos padres pelo trabalho e pediu a todos que rezassem por eles. Ao final da celebração os padres foram homenageados por um coral de crianças e cada um recebeu um livro de presente.


Homens do terço participam da missa da Ressurreição

Homens do terço da paróquia Santo Antônio de Igaratinga participam da Missa da Ressurreição e da procissão do Triunfo de Nossa Senhora.


Após a celebração da Santa Missa, Pe. Adilson repartiu bombom para as criancinhas de todas as idades.



Estou postando esta foto especialmente para o nosso querido amigo Geraldo Fábio de Menezes, que saiu de Igaratinga recentemente e se ingressou no seminário franciscano em Santos Dumont-MG. Ele sempre acompanha este blog para saber notícias de nossa comunidade.
Esta senhora da foto é Dona Geralda, vovó dele e minha madrinha de crisma.


Encenação da Paixão de Cristo
Comunidade Santo Antônio de Igaratinga- 22/04/2011

Membro do Conselho de Leigos inaugura exposição itinerante sobre caminhada da Igreja.

 
Seg, 18 de Abril de 2011 14:46

Antônio Francisco Borges é natural de Santo Antônio do Monte, mas já morou em Bom Despacho, Conceição do Pará e Cedro do Abaeté. Atualmente, reside em Igaratinga. É casado com Dona Maria Raimunda Borges (Mariazinha) e pai de dois filhos: Wesley e Ingrid. Atua como Ministro Extraordinário do Batismo e Exéquias além de ser Testemunha Qualificada para o Matrimônio. Entre outras atividades, participa do Conselho Forãneo de Leigos. Antônio “da farmácia” como é conhecido, é um leigo engajado e estudioso. Já foi prefeito na cidade onde mora e desenvolveu diversos projetos interessantes naquela época. Ultimamente, organizou, com apóio do Conselho Forãneo de Leigos, uma Exposição Itinerante, intitulada: “Os Caminhos da Igreja”.

O que motivou tal exposição, composta por fotos e pequenos textos, foi a comemoração do 48º aniversário do Concílio Vaticano II, uma grande “reunião” de bispos e autoridades religiosas que trouxe muitas mudanças para a vida da Igreja Católica. Antônio é um estudioso, mas não pretende ser acadêmico nessa exposição. Quer apenas chamar a atenção dos católicos para os grandes “diamantes” que enriquecem a Igreja e que, muitas vezes, são desconhecidos pela maioria das pessoas. A escolha dos teólogos e autoridades que fez, para mostrar na exposição, foi motivada pela grande admiração que nutre por essas pessoas. A exposição não pretende esgotar esses “diamantes”. Ele sabe que existem outros grandes nomes que ajudaram a iluminar a caminhada da Igreja ao longo desses dois milênios de sua história. Não pretende mostrar a joalheria toda, mas apenas algumas jóias preciosas que fazem parte desse acervo maravilhoso.

Ao longo de sua vida, o autor conheceu de perto, o pensamento de alguns líderes que o marcaram para sempre. Por isso, a exposição fala de: Dom Luciano de Almeida, Dom Helder Câmara, Madre Tereza de Calcutá, Frei Bernardino... Bem perto de nós, ele manifesta sua admiração por alguns líderes religiosos ou leigos da Diocese de Divinópolis. Cita Pe. Roberto Cordeiro, Pe. Libério, Dom Cristiano e outros...

Com a exposição, o autor pretende despertar a curiosidade das pessoas acerca dessas figuras públicas, que tanto contribuíram com a caminhada da Igreja Católica. Quem quiser conhecer melhor esse trabalho ou mesmo mostrar a exposição, basta entrar em contato com ele pelo e-mail: drogsantarita@terra.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . A exposição, certamente, percorrerá muitos lugares na Diocese de Divinópolis. Mas, esse trabalho não se restringe à Diocese. Pode ser visto também em outros espaços públicos. Para que isso aconteça, basta entrar em contato com o autor.


ENCONTRO DE LITURGIA DA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE IGARATINGA

O encontro aconteceu nos dias 26-27/03/2011, no centro pastoral, cujo  objetivo era repassar para a equipe de liturgia da paróquia o encontro de formação que aconteceu na Diocese, sobre "Semana Santa" e assuntos relacionados às celebrações Eucarísticas.
O seminarista Rodrigo conduziu o encontro, com o apoio e a participação do padre Adilson.

A Equipe de Liturgia da Paróquia Santo Antônio de Igaratinga, participou no dia 19/03/2011, de um momento de formação sobre as celebrações do Domingo de Ramos e Tríduo Pascal.

O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral de Divinópolis, com a participação de membros de todas as paróquias da Diocese.                                                                  
O seminarista Rodrigo, que está atualmente colaborando com o Pe. Adilson na Paróquia Santo Antônio de Igaratinga,  falou sobre as celebrações do Domingo de Ramos.
O Pe. Luiz Carlos Amorim falou sobre a Quinta feira Santa e o Pe. Carlos Henrique, que é o Coordenador do Setor Litúrgico Diocesano, falou sobre Sexta Feira Santa e Vigília Pascal.
Neste encontro, que teve início às 8h e término às 17h,  os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer muitas dúvidas, dentre elas, distinguir o que é crença ou costume e o que é litúrgico.
Foram apresentadas também, várias sugestões de coisas que podem ser feitas durante a Semana Santa, com o objetivo de levar os fiéis a compreender o real sentido de cada momento e gestos das celebrações.

Dom Tarcisio fala sobre a importância de se preparar para a Páscoa

O mistério Pascal é o coração da Igreja. Ele é celebrado ao final de um longo tempo quaresmal, durante a Semana Santa. A liturgia da quaresma é um grande apelo à conversão e mudança de vida. Muitos aproveitam esse tempo para uma boa confissão. Desde o início de nossa Diocese, vários grupos de leigos são preparados e enviados como “Missionários da Semana Santa”. Atuam nas diversas comunidades de nossas paróquias. Entusiasmado com esse trabalho, Dom Tarcisio afirma: - “Quero salientar que essa experiência marca o rosto de nossa diocese. Ela nasceu com Dom Cristiano, ligada à Pastoral Rural. É uma oportunidade dada às comunidades mais distantes, para que elas também celebrem o mistério pascal”. O bispo afirmou que essa preparação vem acontecendo em âmbito diocesano. Nesse ano teremos três “retiros” preparatórios. Cada forania aproveita uma data para enviar os leigos que irão pregar a Semana Santa nas comunidades. O “retiro” para a Forania N. S. da Piedade, aconteceu no último final de semana (12 e 13/02). Aproximadamente 150 missionários foram enviados para o mesmo. Nos próximos finais de semana outras foranias enviarão seus leigos para o retiro diocesano. Isso indica que teremos uma Semana Santa celebrada com abrangência e muita espiritualidade.
FONTE: http://www.santacruzam.com/

O CLERO DA DIOCESE DE DIVINÓPOLIS REÚNE PELA PRIMEIRA VEZ EM 2011

MISSA DE POSSE DO PADRE ANTÔNIO PAULO

No dia 06/02/2011, padre Antônio Paulo da Silveira, tomou posse na Paróquia Sagrada Família em Divinópolis-MG. A missa foi presidida por Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, Bispo Diocesano, e concelebrada pelos padres Antônio, Reginaldo e Edmar.

Novo Endereço de contato de Pe. Antônio
PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA
Rua Op. Sebastião Pinto de Carvalho, 151 – Danilo Passos I
35.500-330 – DIVINÓPOLIS – MG
Tel.: (0XX) 37 - 3214-6848

MISSA DE POSSE DO PADRE ADILSON NERES VIEIRA

No dia 23/01/2011, a comunidade Santo Antônio de Igaratinga participou, com imensa alegria, da missa de posse do Padre Adilson Neres.
Foi um momento de muita emoção vivido pelos paroquianos da paróquia Santo Antônio, pois celebrava-se a posse do novo padre, a despedida do padre Antônio e a primeira visita de Dom Tarcísio em nossa paróquia. O seminarista Leonardo Moisés também estava presente na celebração.
Padre Adilson era pároco na Matriz do Sagrado Coração de Jesus em Santanense-Itaúna-MG, onde fundou  a Associação dos  filhos de Maria, reunindo homens em oração.
Várias pessoas de outras paróquias participaram da celebração.


CONFRATERNIZAÇÃO DO ECC- 2010

Foi realizado no dia 11/12/2010, no Salão do Sagrado Coração de Jesus na comunidade de Torneiros,o nono encontro de confraternização do ECC da paróquia Santo Antônio de Igaratinga.


ENCONTRO DE MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO

A Paróquia de Santo Antônio de Igaratinga – MG, da Diocese de Divinópolis, foi sede do Encontro Forâneo de Renovação do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão, no dia 28 de novembro de 2010.
O Encontro aconteceu no Centro Pastoral da Paróquia e contou com a participação de 150 ministros.


ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

Aconteceu, nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2010, na Paróquia de Santo Antônio de Igaratinga, o Nono Encontro de Casais com Cristo.
Trinta casais participaram do encontro que contou com a presença do Padre Antônio Paulo da Silveira, Administrador Paroquial e do Padre Edvaldo Damasceno, pároco de Pitangui, na colaboração espiritual do encontro.

Encerramento da Semana Nacional da Família

Seg, 16 de Agosto de 2010 09:32 Mais de mil pessoas participaram da grande celebração que marcou o domingo (15/08), em Pará de Minas, o encerramento da Semana da Família. O evento, realizado no poliesportivo do Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, durou o dia inteiro. Logo cedo, as famílias foram recebidas com orações e a música do grupo Fox Angel.

A organização do evento se preocupou com todos os detalhes para garantir a tranqüilidade dos participantes. E uma das iniciativas mais elogiadas foi a presença de monitores que se encarregaram de distrair as crianças enquanto seus pais participavam do evento. Elas se divertiram com muitas brincadeiras e puderam assistir filmes educativos e religiosos. No período da manhã houve palestras sobre a família formadora de valores humanos e cristãos, ministradas pelos padres Geraldo Gabriel de Bessa e Moacir Arantes. Em seguida, a adoração do Santíssimo.

Após o almoço, os participantes assistiram a palestra do professor Juca Bianchinni que falou de um dos grandes desafios do mundo moderno: Amor, Afetividade e Qualidade de Vida. Com a experiência de quem já dedicou ao magistério mais de 40 anos, inclusive na direção pedagógica, Bianchinni costuma arrastar multidões sempre ávidas por seus conselhos. O encerramento da Semana da Família foi marcado pela celebração de uma missa presidida pelo padre Célio Antunes e concelebrada pelos demais sacerdotes. O público presente avaliou como muito positivo o evento.


II Congresso Diocesano da Pastoral Familiar


2 comentários:

Anônimo disse...

Ficaram Lindas as fotos da Homenagem da Chegada do Santissimo Sacramento... 1O ANOS de muitas graças...

José Heleno,Cleua,Viviane e Liliane

Ivani Alves disse...

Obrigada pela participação. Que Deus continue abençoando esta família maravilhosa.Adoro vocês!!!