28 de janeiro de 2011

Os discípulos de Emaús e a missão catequética

"Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles"(Lc 24,15)
Senhor! Estamos preparando-nos para o início de mais um ano catequético. Vimos de todos os cantos da terra, com a certeza de que o Senhor caminha ao lado de cada catequista do Brasil e do mundo inteiro. Louvamos e bendizemos ao Senhor por esta oportunidade de comunhão que reúne as diversidades, reveladoras da beleza da ação catequética manifestada em cada região desta grande nação.


"E Jesus perguntou: O que vocês andam conversando pelo caminho?"(Lc 24,17).
Como discípulos de Emaús, vimos partilhar nossas dores e alegrias, sombras e luzes da caminhada catequética, com o objetivo  de buscar forças no Espírito Santo para prosseguir e encontrar novos caminhos.

"Jesus explicou para os discípulos todas as passagens da escritura que falavam a respeito dele" (Lc 24,27).
A partir do encontro pessoal com Jesus Cristo Vivo, queremos formar comunidades de discípulos missionários. Que pela presença amorosa  de Deus em nossa vida, as nossas comunidades se tornem instrumentos do Reino, onde as pessoas façam a experiência de família, alicerçadas no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e na oração (cf. At2,42).

Sentou-se à mesa com os dois, tomou o pão e o abençoou, depois partiu e deu a eles (Lc 24,30).
Em clima celebrativo, nossa oração cotidiana, a partilha  da Palavra e a Eucaristia têm sido momentos enriquecedores de nossa experiência pessoal com Cristo Jesus, quando abrimos mais ainda nossos olhos para reconhecer sua presença. Deixemo-nos guiar pelas luzes do Espírito Santo, que nos orienta, a fim de que trilhemos nosso caminho fortalecidos pela graça do Senhor. 

"Na mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém ..." (Lc 24,33a).
Chega o momento de voltarmos para nossa missão. Queremos, com alegria compartilhar o que acontece conosco neste caminho. Queremos caminhar com coragem, enfrentando com entusiasmo e criatividade os novos tempos de evangelização.

"Quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão" (cf. Lc 24,32.35).
Que Maria, a Discípula fiel, interceda por nós neste caminho!
AMÉM.
Fonte: Bíblia Sagrada
Texto: Baseado na carta aos catequistas criada pelos participantes da 3ª semana brasileira de catequese de 11/10/2009.

4 comentários:

ZINA, . disse...

Amiga ser catequista é uma linda missão, que exige muita determinação e amor as coisas de Deus.Que N. Senhora te guie sempre para que vc exerça sua missão com muita sabedoria.
Lindo fim de semana pra você querida.

IVANI disse...

Oi Ivani, obrigada por sua visita, eu também ja tive a oportunidade de visitá-la.Que bom que estamos unidos com o objetivo de evangelizar, seja em nossas Paróquias, pela internet, enfim,que assim possamos ajudar a melhorar um pouquinho esse mundo que nos foi dado.
Bjs!

Evanir disse...

Ivani ..
Muito boa sua postagem principaplmente como obgetivo de nos levar um pouquinho mais de Deus atravez da envagelização.
Estou te seguido .
Um abençoada semana.
www.fonte-amor.zip.net
e também
http://aviagem1.blogspot.com

Evanir disse...

Ivani esqueci de dizer minha irmã se chama Ivani.