9 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO NA CATEQUESE

A oração é um dos elementos mais importantes no encontro catequético. O catequista deve sempre ter em mente que é preciso ensinar os catequizando a rezar. Uma catequese que não desperte na turma uma atitude de oração, acabará sendo uma mera troca de informações e não criará uma espiritualidade.

Rezar é conversar com Deus. Quando uma pessoa tem dificuldade de conversar com Ele, isso pode significar que Deus, para essa pessoa, ainda é um conceito distante, fora da realidade. Ao contrário, se a pessoa consegue se expressar livremente, abrindo-se no diálogo com Deus, isso pode significar que ela interiorizou a presença Dele em sua vida. Deus é, para essa pessoa, alguém próximo com quem se pode dialogar.

É costume dizer que a melhor maneira de avaliar a catequese é olhar a vida de oração dos catequizandos. Uma catequese superficial dificilmente resultaria numa vida de oração profunda.

Portanto, o catequista, além de cuidar da transmissão dos conteúdos da fé, precisará incentivar a vida de oração, ensinando a turma a rezar. Dizemos "ensinar", porque oração é algo que se aprende, com formas e métodos variados. O catequista ensinará a turma a rezar, conduzindo momentos de oração. Ele próprio precisará rezar com profundidade. Seu jeito de conversar com Deus será o principal estímulo para a turma. Além disso, o catequista poderá - e deverá- usar várias metodologias para conduzir orações.
Conduzir uma oração é uma arte!

Retirado do livro "Elementos de Didática na Catequese" da autora Solange Maria do Carmo, editora Paulus. Para quem quiser adquirir: http://www.paulus.com.br/elementos-de-didatica-na-catequese_p_1853.html

Um comentário:

Catequese Kids disse...

Oii Ivani! Passa lá no blog que eu postei mais um material sobre as orações, inclusive os seus métodos e formas. Postei també dicas para lidar com cada método... E fique à vontade para utilizá-los...
Amanhã vou falar sobre indisciplina na catequese...

Beijos...
Layse