23 de novembro de 2011

CONFRATERNIZAÇÕES DE FINAL DE ANO

Final de ano, confraternizações no trabalho ou mesmo, no grupo de amigos.
Mas afinal, você sabe o que significa CONFRATERNIZAR? O próprio nome já diz: “Com Fraternidade”, ou seja, IRMANDADE. Entre irmãos a busca da união sempre deverá prevalecer apesar das diferenças.
Entre amigos, as reuniões costumam ser regadas a bebidas alcoólicas. Atenção! Brindar é uma coisa, outra é utilizar o propósito de confraternizar mais um ano, para abusar do álcool, transformando uma oportunidade de celebrar a amizade e a vida, numa bebedeira irresponsável, colocando em risco a sua própria segurança.
No trabalho, as confraternizações visam união de esforços edificantes:
- Quando foi um ano produtivo, comemorar vitórias.
- Quando metas não foram alcançadas, reavaliações necessárias, mas sempre com foco motivante para estimular superação e alcance de metas.
- Quando foi um ano difícil, mais do que nunca, congregar maior união, novas idéias e esforços de superação.
Em todos os casos o importante é EDIFICAR E UNIR.
Reunir um grupo de colaboradores com o objetivo de Confraternizar é possibilitar uma oportunidade de maior integração, conhecimento e melhor relacionamento entre todos e para isso, é imprescindível que todos os envolvidos e participantes de um evento como a confraternização, estejam dispostos a conjugar juntos três verbos:
COMPARTILHAR, PERDOAR e RECOMEÇAR.
Prestando bem atenção as primeiras sílabas dos três verbos, formam a palavra COPERE.
Sem cooperação não existe união.
Sem união não existe fraternidade.
Sem fraternidade não faz sentido CONFRATERNIZAÇÃO.
Portanto, neste final de ano, entre amigos ou no seu local de trabalho, vamos transformar nossas reuniões de confraternizações, de meros eventos sociais frios e impessoais, em oportunidades reais de COMPARTILHAR novas idéias, PERDOAR palavras e situações lamentáveis e RECOMEÇAR com novo ânimo, ativação, otimismo, união e claro, maior experiência edificante.
Todos nós sob estresse podemos errar. Mas também todos nós com reflexão podemos recomeçar e acertar.
Profissionalmente uma “GRANDE EMPRESA” não é aquela que tem o maior número de funcionários e muito menos a maior infra-estrutura física e sim, a que possibilita oportunidades de crescimento, maior e melhor diálogo entre todos e principalmente, compreende que GRANDE é aquela que busca lucros sem perder a consciência humanitária e incentiva o respeito entre todos.
Emocionalmente uma GRANDE PESSOA não é alguém alto e muito menos, títulos ou conta bancária é aquela que reconhece seus erros e busca incessantemente SER e interagir melhor com todos.
Uma GRANDE EMPRESA de fato, tem como colaboradores GRANDES PESSOAS. E JUNTOS FORMAM UMA GRANDE EQUIPE. E uma grande equipe aprende com erros, comemora vitórias, recomeça sempre que preciso, não alimenta picuinhas, conquista espaço e credibilidade.
E agora, qual o sentido das confraternizações de final de ano? Trabalharmos juntos e unirmos esforços para cada vez mais, SERMOS GRANDES PESSOAS e em conseqüência GRANDES PROFISSIONAIS.

Lilia Barros
Lei de direitos autorais nº. 9610 de 19/02/98

2 comentários:

Semeando disse...

Ei, que história é essa de "super catequista Sheila"? rs
eu li isso no blog do Roberto e achei muita graça, pois eu me acho uma catequista que ainda está engatinhando, ainda mais na Iniciação Cristã, pois estamos introduzindo agora na nossa paróquia e eu estou estudando tanto, tanto, tanto... e quanto mais eu estudo, mais eu vejo que não sei nada!
mas acho que ele não me tirou não, que peninha, pois é um amigo muito querido!
um forte abraço e fique com Deus.

Ivani Alves disse...

Super porque eu admiro muito seu jeito de ser catequista. Porque você nos ensina muito com seu carisma, amor e dedicação à catequese.
Seu blog é muito rico em materiais para a catequese e também para formação do catequista.
Que Deus te abençoe muito Sheila, pois o mundo está carente de pessoas solidárias e amigas como você.
Você foi uma das primeiras seguidoras do meu blog, e isso a gente nunca esquece.