1 de fevereiro de 2012

HORA SANTA PELO DIA MUNDIAL DA VIDA CONSAGRADA

Dia 02 de Fevereiro – Festa da Apresentação do Senhor

Refrão de interiorização
Deus é Amor. Arrisquemos viver por amor!
Deus é Amor. Ele afasta o medo! (repetir várias vezes) 

Anim. Hoje dia da Apresentação do Senhor, a Igreja recorda e reza pela vida consagrada. Estes nossos irmãos, através da vivência dos conselhos evangélicos se colocam no seguimento do Cristo, pobre, casto e obediente, com um coração indiviso para o serviço de Deus e da humanidade. É o próprio Papa que a põe em relevo, num tríplice objetivo: em primeiro lugar o Dia do Consagrado responde à íntima necessidade de louvar mais solenemente o Senhor e agradecer-Lhe o grande Dom da vida consagrada. (...) Em segundo lugar, esse Dia tem o escopo de promover o conhecimento e a estima pela vida consagrada, por parte de todo o povo de Deus. (...) O terceiro motivo refere-se diretamente às pessoas consagradas, convidadas a celebrar em conjunto e solenemente as maravilhas que o Senhor realizou. Queremos elevar ao Senhor um hino de agradecimento e de louvor pela própria vida consagrada. Se ela não existisse, como seria mais pobre o mundo! Preparemos o nosso coração para acolher Jesus Cristo Sacramentado.
 
Canto de Exposição do Santíssimo Sacramento: DEUS DE AMOR
1. Deus de Amor, nós te adoramos neste Sacramento, Corpo e sangue que fizeste nosso alimento. És o Deus escondido, vivo e vencedor, a teus pés depositamos todo o nosso amor.
2. Meus pecados redimiste sobre tua cruz, com teu Corpo e com teu Sangue, Ó Senhor Jesus! Sobre os nossos altares, vítima sem par, teu divino sacrifício queres renovar.
3. No Calvário se escondia tua divindade, mas aqui também se esconde tua humanidade. Creio em ambas e peço, como o bom ladrão. No teu Reino, ternamente, tua salvação.
4. Creio em ti ressuscitado, mais que São Tomé, mas aumenta na minh’alma o poder da fé. Guarda a minha esperança cresce o meu amar. Creio em Ti ressuscitado, meu Deus e Senhor.
5. Ó Jesus que nesta vida, pela fé eu vejo, realiza, eu te suplico, este meu desejo: ver-te, enfim, face a face, meu divino amigo, lá no céu, eternamente ser feliz contigo. 

Dir.: Graças e louvores se dêem a todo momento (3x).
Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. 

Leitor 1: Irmãos, façamos brotar do coração, nossa declaração de fé diante do Cristo eucarístico, vivo e ressuscitado: 
Leitor 2: Creio Senhor, que estás aqui realmente presente neste sacramento de amor. Creio que tu, o Criador do universo, vens como pão que fortalece na caminhada de discípulo missionário.
Todos (cantando): Creio Senhor, mas aumentai minha fé.
Leitor 1: Creio que estás comigo, que me escutas, que fortalece e é auxilio de todo consagrado.
Todos (cantando): Creio Senhor, mas aumentai minha fé.
Leitor 2: Creio em ti. Confio em ti. E te amo. Amo-te pelo teu coração aberto pela lança, porque deste a tua vida para me redimir do pecado, porque pelo teu coração aberto pela lança me abriste as portas do teu reino.
Todos (cantando): Creio Senhor, mas aumentai minha fé. 
Canto: É impossível não crer em Ti, é impossível não Te encontrar.
É impossível não fazer de Ti meu ideal. (bis)

Anim. Ousamos agora a proclamação do Evangelho de Lc 2,22-40. 
(Breve momento de silêncio para oração pessoal meditando o Evangelho.) 

L1. Como os idosos Simeão e Ana estavam desejosos de ver o Messias antes da sua morte e falavam dele "a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém" (cf. Lc 2, 26.38), assim também neste nosso tempo difunde-se, sobretudo entre os jovens, a necessidade de encontrar Deus. Quantos são escolhidos por Deus para a vida consagrada realizam precisamente de modo definitivo este anseio espiritual. De fato, habita neles uma só expectativa, a do Reino de Deus: que Deus reine nas nossas vontades, nos nossos corações, no mundo. Neles arde uma única sede de amor, que só o Eterno pode satisfazer.
Todos (cantando): Senhor tu me olhastes nos olhos, a sorrir pronunciastes meu nome. Lá na praia, eu larguei o meu barco. Junto a ti buscarei outro mar.

Todos (cantando): Eu te amo, sou louco te amor por ti, meu Jesus. Tu és minha paz, minha luz, meu rei e meu bom pastor (bis)...meu Deus meu Senhor. 

L3. Diante desta coragem, quanta gente sequiosa da verdade permanece estupefata e atraída por quem não hesita em dar a vida por aquilo em que crê. Não é esta a fidelidade evangélica radical à qual é chamada, também neste nosso tempo, cada pessoa consagrada? Demos graças ao Senhor por que tantos religiosos e religiosas, tantas pessoas consagradas, em todas as partes da terra, continuam a oferecer um testemunho supremo e fiel de amor a Deus e aos irmãos, testemunho que com frequência se tinge com o sangue do martírio. Agradeçamos a Deus para que estes exemplos continuam a suscitar também hoje no coração de muitos jovens o desejo de seguir Cristo para sempre, de modo íntimo e total.
Todos (cantando): Leva-me onde os homens necessitam tua palavra, necessitem, de força de viver. Onde falte a esperança, onde tudo seja triste simplesmente, por não saber de ti. 

Animador: Abramos o nosso coração, irmãos, para agradecer ao divino Bom Pastor as maravilhas que Ele opera em nós. (A assembleia responde em 2 coros: A e B)
Lado A: Que maravilhas operou o divino Bom Pastor na noite de quinta-feira santa!
Lado B: Instituiu o memorial vivo de sua paixão e morte redentora: o santo sacrifício da Missa!
Todos: Graças ao Senhor porque ele é bom. Porque eterna é a sua misericórdia.
Lado A: Fez-se para nós verdadeiro alimento de vida eterna!
Lado B: Na comunhão eucarística, Cristo se dá todo a nós para que sejamos todos nós consagrados ao Pai!
Todos: Graças ao Senhor porque ele é bom. Porque eterna é a sua misericórdia. 
Lado A: Tão Grande é o Senhor que não se cansa de chamar e auxiliar os operários.
Lado B: Nessa Festa da Apresentação do Senhor, A Virgem Maria se deu toda em Serviço ao Pai e seu Reino.
Todos: Graças ao Senhor porque ele é bom. Porque eterna é a sua misericórdia. 

Anim: Para perenizar, no tempo e no espaço, o dom da Eucaristia, o divino Salvador constituiu os apóstolos sacerdotes do Novo Testamento, dizendo-lhes: “Fazei isto em memória de mim”.
Todos: Graças ao Senhor porque ele é bom. Porque eterna é a sua misericórdia. 
Anim. Depois de colocarmos na presença do Senhor, buscando ouvi-lo, refletindo sua Palavra e louvando-o queremos manifestar a ele o desejo do nosso coração através de nossas preces: 

L1. Senhor, que os consagrados e consagradas façam dos lugares onde estão presentes locais explícitos da vivência do evangelho, rezemos: Por Maria atendei oh Senhor a nossa prece!
L2. Cristo, que os consagrados e consagradas deem testemunho da prioridade a Deus e a seu Reino construindo uma vida de discípulos e missionários, com profetismo a serviço do mundo, rezemos:
L3. Senhor, que os consagrados e consagradas, pelo desejo de escuta, acolhida e serviço, e seu testemunho dos valores evangélicos mostrem o rosto materno da Igreja e que uma nova sociedade é possível, rezemos: 

(Preces espontâneas e concluir com a oração do Pai Nosso) 
Rito da Bênção do Santíssimo (onde houver a presença do ministro ordenado) 

Oração Vocacional 

Filho de Deus, enviado pelo Pai para junto dos homens de todos os tempos e de todas as partes da terra! Invocamos-vos por meio de Maria, vossa e nossa Mãe: fazei com que na Igreja não faltem vocações, em particular as de especial consagração ao vosso Reino. JESUS, único Salvador do mundo! Pedimos-vos pelos nossos irmãos e pelas nossas irmãs, que responderam "sim" ao vosso apelo ao sacerdócio, à vida consagrada e à missão. Fazei com que as suas existências se renovem no dia-a-dia, tornando-se Evangelho vivo. Senhor misericordioso e santo, continuai a enviar novos trabalhadores para a messe do vosso Reino! Ajudai aqueles que Vós chamais para o vosso seguimento neste nosso tempo: fazei com que, contemplando o vosso rosto, eles respondam com alegria à maravilhosa missão, que lhes confiais para o bem do vosso Povo e de todos os homens. Vós, que sois Deus, viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo, nos séculos dos séculos. Amém! 

Fonte: Diocese de Divinópolis- www.diocesedivinopolis.org.br

Nenhum comentário: