9 de fevereiro de 2012

Mensagem aos catequistas

Esta mensagem foi postada no blog do nosso grande amigo e catequista Jonathan Cruz (http://catequesecomcriancas.blogspot.com/). Tomei  liberdade para resumi-la e modificá-la um pouco. Hoje tem reunião para os catequistas de nossa paróquia para sabermos quem são nossos catequizandos e para prepararmos o grande dia, 25/02, início da catequese aqui na Matriz de Santo Antônio em Igaratinga. Vou levar esta mensagem para a coordenadora e tenho certeza que esta será muito útil para todos nós. Queremos começar este ano com mais alegria e entusiasmo. 

MENSAGEM...
Quando eu voltar, vou sorrir mais, serei mais eu e menos os outros. Brincarei mais, contarei mais histórias, cantarei mais e terei mais entusiasmo pelas coisas de Deus. Exercitarei mais os pequenos gestos. Deixarei claro que a catequese que eu vivo é autêntica, alegre, viva, cheia de vida. 
Quando eu voltar, darei mais abraços e menos broncas. Servirei a Deus com mais ânimo. Tentarei deixar de lado a cara amarrada, as frustrações e as dificuldades. 
Meus olhos precisam brilhar, pois é esse brilho no olhar que me faz mais humano, feliz, interessado, disposto, forte, corajoso, mesmo quando tudo parece ruir. 
Quando eu voltar quero amar mais ainda minha missão. Quero olhar com carinho, atenção e afeto cada rostinho que se apresentar na minha turma. O catequista precisa ter esse tipo de sentimento no coração. 
Quero me estressar menos com os rebeldes, me alegrar mais com os dispostos, e rezar por eles. 
Quero ficar menos triste com os pais pouco interessados, e vibrar com os pais que também vibram com as coisas de Deus e apoiam a catequese, e rezar muito por eles, para que permaneçam assim. 
Quando eu voltar, quero continuar amando a minha missão e arranjar tempo, em meio a tantos compromissos, para reuniões e encontros. 
Quando eu voltar, quero reclamar menos de tantas coisinhas que vivo reclamando. Minhas palavras precisam exprimir otimismo, satisfação, alternativas, indicar caminhos viáveis. Não podem ser palavras de desânimo e de lamúrias. 
Quando eu voltar, quero me entregar ao máximo à catequese, pois Deus confiou em mim para essa missão tão importante. Quero ajudar quem não tem o devido preparo e ser estímulo para tantos outros catequistas; e não apenas aquele que aponta erros, mas o que indica caminhos diferentes e ajuda a construir soluções. 
Quero ser mais humilde para reconhecer minhas limitações. 
Ser mais humano para saber ouvir o que os outros dizem. 
Ser mais filho e me ajoelhar mais diante do Pai. Frequentar mais o sacrário. Despojar-me diante do ministério infindável que é Deus. 
Rezar, rezar e rezar. Agradecer, agradecer, agradecer. 
Chorar, sorrir, engrandecer quem está ao meu lado. Diminuir-me diante do Altíssimo. 
Quero voltar, e que essa volta seja longa, duradoura, eficaz. 
Quero e preciso voltar, para que eu possa espalhar o amor, pois Deus me fez amor da cabeça aos pés. 
Gritemos juntos, numa só voz: "Eu estou voltando, e voltando com tudo. Pois a catequese é a minha missão”! 

QUE CRISTO SEJA NOSSA LUZ!

2 comentários:

Edite Lima disse...

Bela mensagem. Éu já a havia lido com outras palavras mas a mensagem era a mesma. Justamente com essa postura estou voltando para a catequese. Abraços

Gracinha disse...

A paz de Cristo.
Já conhecia o seu blog,é muito bom,tem postagem instrutivas e interessantes..Será um prazer receber a sua visita no meu blog(catequesedesantaterezinha.blogspot.com)
UM grande abraço,
Gracinha