7 de março de 2012

ROTEIRO-BASE PARA OS ENCONTROS DE CATEQUESE

Para os encontros semanais

Procedimentos iniciais:

O local do encontro deve ser preparado previamente (símbolos, cartazes, material a ser utilizado nas dinâmicas, escolhido de acordo com o tema). A ambientação do encontro deve corresponder ao tema gerador.

1. Acolhida: O catequista deve receber carinhosa e calorosamente os membros do grupo, criando, desde o início, um clima de amizade e partilha. Para esses momentos podem ser utilizados cantos e dinâmicas relacionados a cada tema.

2. Motivação: A motivação deve ser o elemento provocador do tema. Pode ser um símbolo, uma dinâmica, um canto, uma frase ou um gesto do catequista, que estimule a atenção e participação no encontro.

3. Oração inicial: De preferência, espontaneamente, ao longo dos encontro motivar os catecúmenos a fazerem essa oração, ou perguntando: o que vamos agradecer a Deus por essa semana, esse encontro?

4. Partilha dos compromissos semanais: Momento de partilhar a vivência do compromisso proposto no encontro anterior, sempre evidenciando a liberdade e a igualdade entre todos os membros do grupo.

5. Vivenciando a Palavra de Deus: É o momento de ouvir a palavra de Deus e, após uma reflexão, buscar aplicá-la no dia-a-dia. É também nesse momento que se pode fazer as atividades.

6. Partilhando a vida: É a oportunidade de refletir, à luz da Palavra de Deus, na realidade local, como experiências vividas pelos próprios membros.

7. Compromissos Missionários:
-Pessoal: Para ser executado individualmente.
-Comunitário: Assumido por todo o grupo ou em pequenos subgrupos.

8. Lembretes: Aqui se faz um pequena abordagem do tema do próximo encontro, lembrado de trazer material, leitura de uma determinado livro da bíblia que possa ser usado no próximo encontro.

9. Oração final: A partir de tudo o que se aprofundou, agradecendo a Deus e pedir a Sua ajuda para produzir frutos.

10. Despedida: Pode ser feita por meio de cânticos.

Um comentário:

Kesia Lima disse...

Olá! Seu blog é muito especial, por isso te ofereço um mimo de selinho. Quando puder, passe no meu blog para pegar. Um grande abraço e a paz de Jesus.