18 de abril de 2012

CNBB inaugura sua 50ª Assembleia Geral



Aparecida (RV)- O Santuário Nacional de Aparecida acolhe a partir de hoje a 50ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, que se encerra no próximo dia 26 de abril. O tema central do encontro é: “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”. Muitos os assuntos na agenda de trabalhos, entre os quais o 13° Sínodo dos Bispos sobre a “Nova Evangelização”, que se realizará no Vaticano.Além de outros temas eclesiais como liturgia, doutrina, solidariedade entre as Igrejas e, também, análise da conjuntura social destaque para a exposição das Comissões para a Amazônia e da Ação Missionária. Serão apresentados relatórios internos e haverá um trabalho dos bispos nos grupos dos Regionais da CNBB. A preparação para 5ª Semana Social Brasileira também está na pauta das discussões.
Os trabalhos têm início com a Santa Missa no Santuário Nacional presidida pelo Presidente da CNBB, Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis.
Sobre os trabalhos de preparação para essa Assembleia nós conversamos com o Reitor do Santuário Nacional, Padre Darci Nicioli....
A CNBB congrega os Bispos da Igreja Católica no Brasil. Ela foi criada no dia 14 de outubro de 1952, há exatos 60 anos.
Com a Assembleia deste ano de 2012, somam-se 50 assembleias realizadas: a primeira foi no ano de 1953, em Belém do Pará.
A sede oficial das assembleias da CNBB, a partir do ano de 2011, transferiu-se definitivamente da Vila Kostka, em Indaiatuba, SP, para a 'Cidade do Romeiro', em Aparecida, SP.
Entretanto, os membros do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniram-se ontem terça-feira, 17, ultimando os preparativos para a 50ª Assembleia em Aparecida (SP).
A Assembleia deste ano terá dois momentos de solenidade. O primeiro, nesta quinta-feira, na sessão das 18 horas, será feita uma homenagem ao jubileu de 50 assembleias gerais realizadas pelo episcopado brasileiro. O segundo será realizado na última sessão da próxima segunda-feira, 23 de abril, também às 18 horas, e será dedicada ao jubileu de 50 anos do início dos trabalhos do Concílio Vaticano II.
No penúltimo dia, os bispos serão informados sobre um evento que mobiliza o Brasil e o contará com a presença do papa Bento XVI: a Jornada Mundial da Juventude que será realizada no final de julho de 2013. Uma comissão especialmente convocada pela Conferência e a arquidiocese do Rio de Janeiro onde será realizada a JMJ farão um relatório do caminho percorrido na preparação.
No Brasil hoje há 458 bispos, sendo que 298 deles são bispos na ativa, 160 eméritos. Temos ainda 10 cardeais (8 eméritos); 75 arcebispos (31 eméritos) e 373 bispos (121 eméritos).
Presentes nesta 50ª Assembleia Geral estão 335 bispos sendo 29 deles eméritos.

Do Santuário Nacional de Aparecida para a Rádio Vaticano, Silvonei José

4 comentários:

Jonathan Cruz disse...

Oi Ivani, ico muito feliz quando vejo catequistas que nem você dizendo que vai compartilhar ideia com todo o grupo, é assim que deve ser o grupo de catequistas, UNIDOS. fICO FELIZ POR TER GOSTADO DO PROJETO CATEQUESE EM FAMÍLIA.

um grande abraço... depois conte-me noticias do andamento do projeto kkkk

PAZ E LUZZZZZ

madukarminha disse...

Hum, que lindo e que bom gosto!!!
Parabéns, está tudo muito bonito, que Jesus a abneçoe e a sua missão

Jonathan Cruz disse...

Oi Ivani, li seu comentário lá no blog e voltei para te responder. Fico triste pela ausência de catequistas aí na sua paróquia. Quem sabe tem muitos catequistas escondidos aí em sua comunidade e estão invisíveis? Faça uma campanha, toda missa faça convite, as vezes olhamos pra uma pessoa e nosso coração sete que ela poderia ser um catequista, quando sentir esse bater em seu coração, não pense duas vezes, faça um convide, e não espere receber um sim imediato, dê um tempo para pessoa refletir e sentir o chamado de Deus. Lute pela evangelização das crianças e de toda comunidade de vocês. Ficarei em oração por vocês.

PAZ E LUZZZZZZ

Arione Torres disse...

Ivani,
A esperança é algo que traz o sol às sombras das nossas vidas. É nosso vínculo com um amanhã melhor: Quando a esperança se vai, também se vai nossa força vital. Enquanto a esperança permanece viva, também permanece nossa determinação de prosseguir
...........................................................
Tenha uma ótima semana, que Deus te abençoe sempre, bjus...