4 de maio de 2012

Dom Tarcisio está em visita pastoral na Paróquia Santo Antônio de Igaratinga

Foto: Júlio Ferreira
Desde o dia 02/05, o bispo diocesano, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos está em visita pastoral em nossa Paróquia. A visita pastoral é uma visita canônica, portanto uma visita oficial, de cunho jurídico e pastoral, que o bispo diocesano faz a diocese toda ao menos cada cinco anos, conforme determina o Direito Canônico (cânon 396). 
Ela é um ato de apostolado do bispo diocesano, um ato de presença daquele que é o responsável pelo anúncio da salvação para todos; é uma intervenção dirigida pelo pastor, para tornar sensível e operante o desígnio divino da redenção, desígnio esse que é uma visita completamente diferente e surpreendente de Deus à humanidade. 
É precisamente nesta perspectiva que emerge em toda a sua importância a visita pastoral, verdadeiro tempo de graça e momento especial para o encontro e o diálogo do bispo com os fiéis.
Na visita pastoral em nossa Paróquia, Dom Tarcísio Nascentes privilegiará a celebração da Missa nas comunidades e a reunião com as lideranças da Paróquia. É o momento em que o bispo, mais de perto, exerce a favor de seu povo o ministério da palavra, da santificação e da guia pastoral, entrando em contato mais direto com as angústias, as preocupações, as alegrias e as expectativas do povo, podendo dirigir a todos um convite à esperança. Assim realizada, a visita pastoral aparece como realmente deve ser: um sinal da presença do Senhor que visita o seu povo na paz. 
Nesse sentido, a visita pastoral se coloca como um grande evento eclesial da atividade do bispo diocesano para suas comunidades paroquiais. Ele é o pai que vai ao encontro dos filhos espirituais. Ele é o pastor que, exercendo o seu múnus de ensinar, santificar e reger, leva às comunidades eclesiais o mandamento evangélico: “O Senhor visitou e redimiu o seu povo”. 
A visita pastoral é ainda uma ocasião privilegiada para concretizar a ação evangelizadora, colegial e orgânica, para que todos sejam um em Cristo.
Dom Tarcísio encerrará sua visita Pastoral domingo, dia 06/05, com uma celebração Eucarística, na Matriz de Santo Antônio de Igaratinga, às 19:00.
Fonte do texto

Agenda da Visita Pastoral

Dia 02/05 - Visita à comunidade de Várzea da Cachoeira - a partir das 18:30 - (Acolhida, Celebração Eucarística e reunião) 

Dia 03/05 - Visita à comunidade de Pedra Negra de Baixo - a partir das 18:30 - (Acolhida, Celebração Eucarística e reunião)

Dia 04/05 - Visita a Comunidade de Limas - a partir das 18:30 - (Acolhida, Celebração Eucarística e reunião)

Dia 05/05-  8:30- Visita ao Lar dos Idosos Padre Libério em Igaratinga / 9:30- Visita aos enfermos /  11:00- visita a alguns locais referentes à comunidade paroquial /14:00- reunião com as lideranças de pastorais e movimentos de todas as comunidades/ 18:00- Acolhida em Antunes / 18:30- Celebração Eucarística e 20:00- Reunião com as lideranças de movimentos e pastorais de Antunes.

Dia 06/05- 8:00- Acolhida em Torneiros e logo após Celebração Eucarística / 10:00- reunião com as lideranças de pastorais e movimentos de Torneiros/  18:30- Acolhida em Igaratinga / 19:00- Celebração Eucarística / 20:00- reunião com as lideranças de pastorais e movimentos de Igaratinga

2 comentários:

Nena Foggiatto disse...

Ola!
passei para te desejar um bom final de semana. Beijos .Nena

Arione Torres disse...

Oi Evanir, vim desejar um ótimo domingo e uma excelente semana, bjus e fica com Deus...