17 de maio de 2012

Solenidade da Ascensão do Senhor

“Depois que Jesus lhes falou, foi elevado ao céu e está sentado à direita de Deus” (Marcos 16,19).

Na Solenidade da Ascensão do Senhor, celebramos a elevação de Jesus aos céus, 40 dias após a sua ressurreição na Páscoa. Diante dos discípulos, ele ascende aos céus onde se encontra na presença de Deus Pai. Comemoramos esta Solenidade no próximo domingo, 20 de maio, em todas as igrejas.

“Depois de dizer isso, Jesus foi elevado aos céus, a vista deles. Uma nuvem os encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo. Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia”(At 1,9-10).
Para os cristãos, essa data afirma a subida do corpo de Jesus aos céus, onde se encontra com Deus Pai não apenas em espírito, mas também em sua pessoa humana. De acordo com narrações encontradas nos evangelhos de Marcos e Lucas, no livro Ato dos Apóstolos, após a ressurreição Cristo manifestou-se diversas vezes até sua Ascensão.
Ao subir, ele promete a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e sobre toda a Igreja. Por isso, comemoramos, no domingo seguinte à Ascensão, a Solenidade de Pentecostes.
Considerado um dia santo para a Igreja Católica, a Ascensão do Senhor marca a transição entre a glória de Jesus ressuscitado e a de Jesus exaltado à direita do Pai. Este acontecimento concretiza a última etapa da revelação do plano de amor de Deus, em favor do homem.

Nenhum comentário: