27 de dezembro de 2012

PASTORAL DO DÍZIMO

Com imensa alegria, os "Discípulos de Jesus Cristo em Missão" da Matriz de Santo Antônio de Igaratinga, reuniram-se no dia 20/12/2012, juntamente com o padre Adilson Neres para o 1º Encontro de confraternização da equipe.


A Pastoral do Dízimo na Paróquia Santo Antônio de Igaratinga teve início no dia 1° de julho de 2012, com a presença dos Missionários; Afonso e Alexandre Cardoso, representantes da Pro-Ide- (Projeto sobre dízimo) Diocese de Barra Mansa-RJ.    (clique aqui e confira).

A proposta deste encontro era; adotar um trabalho missionário de conscientização e esclarecimento sobre a importância do dízimo em todas as comunidades desta paróquia.

Aconteceu no dia 31 de agosto de 2012, a primeira reunião, com as pessoas que foram convidadas a participar da Pastoral do Dízimo em Igaratinga. (Clique e confira)

E no dia 2 de setembro os missionários participaram da missa de envio. (Veja as fotos) 

Em nossa comunidade, Matriz de Santo Antônio, ainda não existia essa pastoral, que é fundamental para a manutenção da igreja e das atividades pastorais, especialmente da catequese.

Hoje, graças a Deus, já temos 62 missionários realizando um trabalho belíssimo de amor e doação, indo de dois a dois, visitando mensalmente todas as famílias católicas de nossa comunidade. 
O trabalho funciona de forma muito bem organizada. Cada missionário fica responsável por um determinado setor, que aqui é enumerado, setor, 1,2... até o setor 31.
A missa por intenção dos dízimistas acontece todo segundo domingo do mês, onde eles levam o envelope com o dízimo. Nesta missa acontece também sorteios de alguns brindes entre os dizimistas, como forma de demonstrar que a presença deles é muito importante na igreja, pois a devolução do dízimo só tem importância quando o cristão participa da comunhão com Deus e com os irmãos.
O trabalho dos missionários é pegar os envelopes na secretaria da paróquia na semana seguinte e devolver aos dizimistas. Além do envelope eles levam uma mensagem diferente  a cada mês, de "conscientização do dízimo" e cartões de aniversário para os dizimistas e familiares. 

Neste final de ano, todos os dizimistas receberam também cartão de Natal e alguns missionários realizaram a novena de Natal em seus setores.
O resultado deste trabalho está sendo muito positivo, e com certeza vai melhorar a partir do momento em que toda a comunidade que participa ativamente da igreja for conscientizada sobre a importância do dízimo.

Nenhum comentário: