17 de outubro de 2013

Louvor e devoção à São Geraldo Magela

Nesta quarta feira, dezesseis de outubro de 2013, durante todo o dia desde a madrugada, fiéis da comunidade Santo Antônio de Igaratinga e das comunidades vizinhas fizeram a tradicional caminhada de fé rumo à gruta de São Geraldo, como acontece todos os anos neste dia que é dedicado ao santo.


E às dezenove horas, centenas de pessoas reuniram-se na gruta para a celebração da Santa Missa, que foi presidida pelo padre Adilson Neres.


Pouco sabíamos sobre a vida de São Geraldo, mas durante a homilia, o padre aproveitou a oportunidade para fazê-lo ser mais conhecido pelo nosso povo. Através de relatos de pessoas presentes, as informações foram sendo acrescentadas. São Geraldo é mais conhecido como o santo protetor das mães e das crianças. Existem várias orações invocando a proteção dele na hora do parto e testemunhos de inúmeras graças alcançadas.


Após a missa teve queima de fogos, levantamento da bandeira, fogueira e chuva, mas foi de bençãos derramadas porque os chuviscos cessaram rapidinho.


A gruta de São Geraldo em Igaratinga fica localizada na rua Paraná, no bairro São Geraldo, e foi construída por Geraldo Fraga (in memória), que foi um excelente pedreiro. Ele construiu a gruta em frente à sua casa, onde ainda reside a viúva Dona Luzia. O nome do bairro foi escolhido por causa da existência da gruta no local.


A participação dos fiéis foi tão positiva que padre Adilson decidiu que toda (quarta) 4ª feira do mês haverá missa na gruta, e o povo respondeu com muitos aplausos, pois ficaram imensamente felizes com a boa notícia.
São Geraldo com certeza intercedeu neste momento.


Oração a São Geraldo

(Protetor das mães e das crianças )
Ó São Geraldo, celestial amigo dos infelizes, ao nos lembrarmos dos grandes milagres que operastes em vida, aumentados admiravelmente após a vossa preciosa morte, quer nos parecer que eles nos clamam: Confiança ! Confiança ! Tenham confiança !

Bem sabemos que é grande o favor que pedimos e muito acima de nossos merecimentos. Reconhecemos até sermos mais dignos de castigos que favores; pois sem dúvida é justa a punição de nossos pecados, o bem que nos falta e as aflições e dificuldades que nos fazem suplicar. De certo, atraímos sobre nós e sobre aqueles que nos são caros a ira de Deus, transgredindo voluntariamente os preceitos divinos e permitindo que outros também o fizessem. Choramos agora todas as nossas culpas.

Pedi, ó carinhoso São Geraldo, pedi ao bom pai celeste que nos perdõe. Ainda que seja justo sermos castigados por nossos pecados, afastai de nós e de nossos queridos os flagelos da justiça divina. Alcançai-nos, pelos méritos das sublimes virtudes que vos fizeram eterno amigo de Deus, a graça que com toda confiança pedimos por esta oração. Ó São Geraldo, nosso amigo, nosso milagroso benfeitor, rogai por nós a Jesus e Maria, e seremos certamente atendidos.

Rezar 9 Ave-Maria e 3 Glória ao Pai.

Nenhum comentário: