6 de março de 2011

Como fazer uma boa Confissão

Convertei-vos e arrependei-vos porque Deus vos acolhe de braços abertos
(Santo Afonso Maria de Ligório)

1 - Oração pessoal

Jesus é a nossa Salvação. Verdadeiro Deus, ele traz o perdão de Deus até o mais profundo de nossa vida. Verdadeiro Homem, ele é o caminho para recomeçarmos uma vida nova. Suas palavras e seu modo de viver são espelho que Deus nos oferece, para que possamos verificar como vai indo nossa vida humana e cristã.


A) Jesus e Deus = Eu e Deus.

Jesus viveu sempre unido a Deus seu Pai. Realizou seu projeto de amor para os homens e mulheres, mesmo à custa de agonia e morte na cruz. Rezou sempre e foi fiel, por isso Deus o ressuscitou e lhe deu uma Vida nova.

Amo a Deus como meu Pai? Só me lembro dele quando preciso? Preocupo-me em perguntar qual é a sua vontade antes de decidir fazer alguma coisa? Conheço o seu Evangelho? Rezo e respeito o domingo como "Dia do Senhor"? Falto às missas, deixo-me atrair por outras religiões, seitas e superstições?

B) Jesus e os outros = Eu e os outros.

Jesus veio ao mundo para servir por amor. Acolheu a todos sem discriminação. Ensinou seu caminho, curou quem sofria e perdoou até na cruz. Rejeitou a violência, Ofereceu a vida para nos reconciliar ente nós e com seu Pai. Seu testamento: "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei " (Jo 15,12).

Em minha família, no meu trabalho, na escola, no bairro eu busco ser servido do que servir? Acho difícil aceitar as pessoas como são? gosto de ser valorizado, mas valorizo os outros? Provoco tensões e até violência dentro de casa e com outras pessoas? Não é fácil perdoar nem pedir perdão. Sinto-me distante do mandamento maior de Jesus?

C) Jesus como homem = eu como pessoa humana.

Jesus foi um homem perfeito, tal como Deus sonha para todo ser humano. Ele era livre, convicto de suas idéias, comprometido com sua missão, transparente, cheio de ternura e de misericórdia, aberto a todos e sempre servindo. Não bajulou e nem se deixou amedrontar. Sempre manso e humilde de coração. Amou a vida, viveu e morreu amando.

Eu me sinto tantas vezes falso, orgulhoso e desleal com os outros. Deixo-me levar pela onda do momento ou pela cabeça dos amigos, contrariando a minha fé e os meus compromissos? Costumo avaliar à luz da minha fé os fatos da vida e o que o Rádio, a TV e os jornais nos propagam? Sexo irresponsável, aborto, infidelidades, uso de drogas e abuso de bebidas, etc, parecem-me coisas normais? Tenho aperfeiçoado o meu caráter e multiplicado as talentos que Deus me deu?

D) Jesus e a sociedade = Eu e a sociedade.

Jesus jamais deixou-se corromper pelo poder, pelo dinheiro e pelo prazer. Não quis tirar vantagens e nunca fez conta da sua posição social. Buscou valores mais profundos. Ensinou a tomar o último lugar e a sentir a grandeza de ser o primeiro a servir. Teve predileção pelos pequeninos e pobres da sociedade.

Vivo em uma sociedade caracterizada pela corrupção e pela injustiça. Tenho tirado minhas vantagens? Deixo-me levar pela ganância do dinheiro e pela ambição da posição social ? Sou de ajudar os outros? Gosto das aparências e gasto dinheiro com coisas supérfluas? Sou solidário na luta pela justiça social em favor dos que são explorados: os mal assalariados, os sem terra, os sem teto, os sem instrução, etc? Uso da política mais para interesses pessoais ou partidários do que pensando no bem comum e principalmente nos que sofrem?

E) Jesus e sua Igreja = Eu e minha paróquia, minha comunidade.

Jesus veio até nós, conviveu solidariamente conosco, ofereceu-se na cruz e ressuscitou para dar-nos o reino de Deus. Ele permanece conosco "até o fim dos tempos " (Mt 28,20) para que o sigamos e formemos a sua Igreja.

Sou batizado como cristão: sinto-me concretamente responsável pela minha Igreja? Falo mal dela como se não pertencesse à Igreja? Participo ativamente, ajudo? Caminho junto com minha paróquia, minha comunidade? Interesso-me pelas reuniões e colaboro como os ministérios e pastorais de minha paróquia? Valorizo os sacramentos como sinais de Jesus Ressuscitado para minha salvação? Fico afastado principalmente dos sacramentos do perdão e da comunhão?

F) Ato de contrição.

Senhor Jesus, que quisestes ser amigo dos pecadores, livrai-me dos meus pecados pelo mistério de vossa morte e ressurreição.
Que vossa paz permaneça em mim, para que eu possa produzir frutos de caridade, justiça e verdade.
"Não importa quantas passos errados deste até agora. O importante é quantos passos certos darás daqui por diante".

Fonte: http://www.eternamisericordia.com.br/artigo/como-fazer-uma-boa-confissao

Nenhum comentário: