5 de março de 2011

O cristão pode brincar o carnaval?

Quero responder citando um dos maiores santos da Igreja:
"Ame a Deus e faça o que quiseres" 
- S. Agostinho.
Quando temos nossa vida centrada em Jesus Cristo como nossa opção fundamental e primeira, nosso agir moral será todo ele o reflexo dessa opção. Sigo a Jesus e o seu Evangelho. Esforço-me por praticar os mandamentos da Lei de Deus em minha vida. Tenho claro que o pecado ofende a Deus, a mim mesmo e o próximo. Portanto, a resposta é clara: sim, posso brincar o Carnaval... desde que esse Carnaval não seja razão para deixar o pecado dominar o meu ser.
São João Bosco dizia: "Nós fazemos consistir a santidade em estarmos
sempre alegres".
A verdadeira alegria é fruto de um consciência que está serena em Deus.
Sim. Podemos valorizar a beleza da arte e das tradições carnavalescas.
Podemos nos divertir em família ou entre amigos... mas jamais troquemos Jesus pelo pecado.

Pe. Sérgio Lúcio Alho da Costa - sdb
Coordenador Diocesano de Pastoral

2 comentários:

Anônimo disse...

História do Carnaval
Por Monique Cardoso


Das festas populares do Brasil, o Carnaval é, sem dúvidas, a mais grandiosa delas e uma das poucas manifestações folclóricas que ainda sobrevivem e conseguem envolver o grande público. A história do Carnaval começa há mais de 4 mil anos antes de Cristo, com festas promovidas no antigo Egito, como as festas de culto a Ísis. Eram principalmente eventos relacionadas a acontecimentos religiosos e rituais agrários, na época da colheita de grandes safras. Desde essa época as pessoas já pintavam os rostos, dançavam e bebiam. Há também indícios que o Carnaval tem origem em festas pagãs e rituais de orgia. Em Roma, as raízes deste acontecimento estão ligadas a danças em homenagem ao Deus Pã e Baco, eram as chamadas Lupercais e Bacanais ou Dionísicas.
A essência do carnaval compactua com a essência do Cristianismo? com certeza santo Agostinho não estava com o carnaval em mente quando fala:"Ame a Deus e faça o que quiseres" pois como podemos nós cristãos fazermos o que quisermos se tal pratica ofende princípios da Lei de Deus?! talvez alguém argumente que a estrutura do carnaval atualmente é diferente da dos povos antigos; mas isto não anula o fato de sua essência pagã, logo fica ilógico um cristão participar desta festa. Se uma posição pseudocristã foi utilizada para introduziu esta festa no calendário cristão, paciência, mas o fato é, não podemos ser coniventes com tal posição. há uma linha divisória entre o que é pagão e o que é santo e está linha é: o padrão de vida de nosso Senhor Jesus, pois São Pedro diz: Ele deixou exemplo para que seguissemos suas pisaduras.

Anônimo disse...

Comentário meu, não da autora da pesquisa.

A essência do carnaval compactua com a essência do Cristianismo? com certeza santo Agostinho não estava com o carnaval em mente quando fala:"Ame a Deus e faça o que quiseres" pois como podemos nós cristãos fazermos o que quisermos se tal pratica ofende princípios da Lei de Deus?! talvez alguém argumente que a estrutura do carnaval atualmente é diferente da dos povos antigos; mas isto não anula o fato de sua essência pagã, logo fica ilógico um cristão participar desta festa. Se uma posição pseudocristã foi utilizada para introduziu esta festa no calendário cristão, paciência, mas o fato é, não podemos ser coniventes com tal posição. há uma linha divisória entre o que é pagão e o que é santo e está linha é: o padrão de vida de nosso Senhor Jesus, pois São Pedro diz: Ele deixou exemplo para que seguissemos suas pisaduras.