5 de junho de 2011

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO


Sabedoria - O dom da sabedoria abrange todos os conhecimentos do cristão e os põe diretamente sob a luz de Deus, mostrando a grandeza do plano do Criador e a insondabilidade da vida daquele que é o Alfa e o Ômega de toda a criação. O dom da sabedoria não realiza a síntese dos conhecimentos da fé em termos meramente intelectuais. Ele oferece um conhecimento saboroso da verdade, de Deus.

Entendimento ou Inteligência - Pelo dom do entendimento, o cristão contempla com mais lucidez o mistério da Santíssima Trindade, o amor do Redentor para com os homens, o significado da Eucaristia na vida cristã. O dom do entendimento faz ver melhor a santidade de Deus, a infinidade do seu amor e o significado dos seus apelos.

Ciência - O dom da ciência leva o homem a compreender, de um lado, o vestígio de Deus que há em cada ser criado, e, de outro lado, a insuficiência de cada qual.

Conselho- Nem sempre é fácil discernir se é oportuno falar ou calar, ficar ou partir, dizer Sim ou dizer Não. Nem as pessoas prudentes, após muito refletir, conseguem definir com segurança o que convém fazer. Para superarmos tal dificuldade é necessário que invoquemos o Espírito Santo mediante o dom do conselho.

Piedade - O dom da piedade não incita os cristãos apenas a cumprir seus deveres para com Deus de maneira filial, mas leva-os também a experimentar interesse fraterno para com todos os seus semelhantes. Este dom torna o cristão consciente de sua inserção na família dos filhos de Deus, move-o a ultrapassar as categorias do direito e do dever, a fim de testemunhar uma generosidade que não mede esforços desde que sirva aos irmãos.

Fortaleza- Pelo dom da fortaleza, o Espírito impele o cristão não apenas àquilo que as forças humanas podem alcançar, mas também àquilo que a força de Deus atinge. É essa força de Deus que pode transformar os obstáculos em meios; é ela que assegura tranquilidade e paz mesmo nas horas mais tormentosas.

Temor de Deus - O dom do temor de Deus se prende inseparavelmente à virtude da humildade. Esta nos faz conhecer nossa miséria; impede a presunção e a vã glória, e assim nos torna conscientes de que podemos ofender a Deus; daí surge o santo temor de Deus.

COMENTÁRIOS: Eis, em grandes linhas, o significado dos dons do Espírito Santo na vida cristã. São elementos valiosos para o progresso interior e são usados quando o cristão procura amar realmente a Deus e ao próximo, e jamais diz um Não consciente às inspirações da graça.
Ao concluirmos hoje o tempo pascal, somos convidados a nos comprometer cada vez mais com a união de todos os seres humanos. Tenhamos a certeza de que, abrindo nossos corações e nossas vidas ao Espírito Santo de Deus, seremos incessantemente fortalecidos na tarefa de tornar este mundo mais unido, fraterno, reconciliado, até o dia em que estivermos diante de Jesus Cristo.

"Deus, o Pai das luzes, que iluminou os corações dos discípulos, derramando sobre eles o Espírito Santo, nos conceda a alegria de sua bênção e a plenitude dos dons do mesmo Espírito."
"Aquele fogo, descido de modo admirável sobre os discípulos, purifique os nossos corações de todo mal e nos transfigure em sua luz."
"Aquele que, na proclamação de uma só fé, reuniu todas as línguas nos faça perseverar na mesma fé, passando da esperança à realidade"
Amém!

(Fontes: folheto "A Missa" e lista "Evangelizar é Preciso")

2 comentários:

Catequese Kids disse...

Oii Ivani!!Gostei muito deste post!Vou utilizá-lo com os catequizandos...
Um abração!
Layse

Néia Lambert disse...

Que os dons do Espírito Santo nos fortaleçam sempre!

Um abraço.