6 de julho de 2011

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS-(Mat.13,3-9)

Antigamente o semeador, o agricultor colocava as sementes em uma peneira e as jogava por sobre os ombros para trás, não havia covas individuais.
E ao semear uma parte da semente caiu à beira do caminho e as aves comeram.
Outra parte caiu em lugares pedregosos onde não havia muita terra. Logo brotou, porque a terra era pouco profunda, mas ao surgir o sol, queimou e por não ter raiz, secou. Outra caiu entre os espinhos. Os espinhos cresceram e a abafaram. Outra parte caiu em terra boa e produziu fruto, uma cem, outra sessenta e outra trinta. Quem tem ouvidos, ouça.

1) a semente que caiu à beira do caminho, representa as pessoas que não estão dispostas a aprender. Estão fechadas dentro do seu mundo, cheio de orgulho. Suas verdades são eternas. Quantas vezes não reagimos assim? Não queremos mudar. Não aprendemos com os nossos erros e nem com os erros dos outros.

Como vai o terreno do nosso coração?

2) outra parte caiu em solo rochoso, onde não havia muita terra. Logo brotou, mas, ao surgir o sol, também queimou e secou. É um solo um pouco melhor do que a que estava á beira do caminho . esse solo representa todos que receberam rápida e alegremente a palavra de Deus, mas quando chegaram os problemas, as perdas, as decepções, ficaram confusos e assustados. Pensavam que seguir Jesus era habitar o céu, sem nenhum fracasso. Jesus não prometeu isso. Prometeu força na fragilidade e coragem nos momentos dificíes. Os problemas e os sofrimentos são ferramentas que nos fazem garimpar ouro dentro de nós mesmos. Deus nos salva também na dor.

3) outra parte caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram. Muitas vezes ouvimos a voz de Deus no cotidiano e que Ele tem um plano para nós. Então começamos a questionar valores; os prazeres do mundo começam a sufocar nossa fé e permanecer santo torna-se muito difícil. A gente passa a maior parte do tempo querendo ser servido do que servir. É uma planta que está sendo sufocada por espinhos, de fora para dentro, até que começa a murchar, perder forças e morrer.

Quais são os espinhos que sufocam as sementes plantadas no meu coração?

4) Finalmente, outra parte caiu em terra boa e produziu frutos; uma terra 100, outra 60, e outra 30.
Essa terra boa com certeza produzirá frutos. Ela representa cada um de nós que se abre ao Senhor. Todos nós somos chamados a ser semeadores. O semeador tem alegrias, sofre decepções e frustrações. Enfrenta fracassos e conflitos. As sementes plantadas por Cristo se espalharam, mas continuam as resistências das pessoas e das estruturas. É Deus que faz a semente germinar. A semente da Palavra de Deus e do testemunho de vida, sempre ficam e o testemunho no cotidiano exige do semeador cuidados com seu modo de ser e de agir. A comunhão com Jesus através da oração diária, participação nos sacramentos, estudo e a comunhão com nossos irmãos e com nosso modo de agir em nossos ambientes, é que vão fazer de nós verdadeiros semeadores do Reino de Deus.

Nenhum comentário: