6 de agosto de 2011

VOCAÇÃO?

• Não sei o que é.
• Nunca provei.
• Nunca a vi.
• Nunca a experimentei.

Quis saber o que era. Consultei um dicionário moderno. Lá dizia: palavra desatualizada, fora de uso. Procurei nas páginas amarelas; não encontrei nada. Questionei um sábio, que me definiu vocação como sendo um chamamento de Deus a todos os homens. Afinal, eu também tenho direito a uma vocação, pensei eu.. Sentei-me, então à espera que Deus me chamasse. Esperei em vão, Ele nem deu sinal. Nunca recebi um telefonema, uma carta, nem sequer um telegrama.
Voltei a interpelar o sábio e contei-lhe a demora. Este diz-me que temos de ser nós a descobrir a nossa vocação. Ela é como um tesouro: quando o desenterramos ficamos eufóricos de alegria. Tinha que a encontrar.
Programei uma expedição pelo mundo. Lancei-me na maior aventura à descoberta do meu tesouro.
No caminho, cruzei-me com outros que também andavam em demanda da suas vocações. Perguntei-lhes as suas razões. Queriam ser felizes e sentirem-se realizados. " Não sabia que a vocação tinha esses poderes mágicos!"- comentei eu deslumbrado.
A partir daí, comecei a procurá-la ainda com mais paixão e anseio. Subi  intrépido todos os montes, explorei destemido todos os mares, percorri  audaz todos os países; mas as minhas buscas eram infrutíferas, não havia vocação para mim, cogitava eu.
Até que um dia encontrei um cego que me disse: "Não deves procurar a vocação fora de ti, ela está em ti. Volta para casa, continua a tua vida normal e daqui a uns tempos, quando estiveres maduro, sentirás a vocação desabrochar em ti. Quando te sentires inclinado a ocupar a tua vida de uma determinada forma, num trabalho que te agrade e contribua para a edificação de um mundo melhor; quando encontrares a tua própria maneira de estar nesse mundo com os outros, quando descobrires um estilo de vida que te satisfaça e te realize como irmão de todos e filho de Deus, então terás encontrado a tua vocação e estarás no caminho da felicidade e da plenitude."- disse-me ainda- "cada vida exige uma vocação e viver já se é vocacionado." Despedi-me depois do cego sapiente e regressei a casa mais feliz do que nunca, ansioso por crescer e ser mais e maior...

Nenhum comentário: