2 de julho de 2012

Dízimo Paroquial

O Dízimo é uma profunda relação entre você e Deus. Ofertar o Dízimo é reconhecer os dons gratuitos recebidos do Pai, retribuindo parte daquilo que Ele nos dá. O Dízimo que você oferece se transforma em Evangelho, em pão, em missão. Dessa forma, você se torna participante ativo da construção do Reino de Deus. 

O dízimo em nível paroquial permite que a comunidade exista, se mantenha e cumpra com aquela tarefa prioritária: a evangelização. 
Uma comunidade paroquial tem muitos gastos. Lembremos alguns deles: as tarifas de água, luz; telefone; segurança; limpeza; manutenção da secretaria e casa paroquial; assistência a carentes; salário dos funcionários, etc
Além dos gastos, existem os investimentos com pessoas, visando sua formação e capacitação: catequistas, ministros da Eucaristia, jovens etc.
Toda comunidade paroquial, por menor que seja, deve ter receita suficiente para cobrir os gastos e fazer melhorias. É do dízimo e das ofertas (manutenção do culto) que a comunidade paroquial retira os recursos para fazer as despesas tidas como ordinárias (de todos os dias), exatamente por ser a doação sistemática. As despesas extraordinárias podem ser realizadas pela junção do dízimo e de promoções. De uma ou de outra forma a responsabilidade pela sustentação da comunidade é de todos os batizados que a ela pertence.   

Nenhum comentário: