16 de julho de 2012

OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA- Inscrições abertas na secretaria da paróquia Sto. Antônio em Igaratinga


O que são as Oficinas?
A Oficina de Oração e Vida (TOV) é um serviço da Igreja que o Padre Inácio Larrañaga iniciou em 1984 para aprender a se aprofundar na arte de orar. É um aprendizado de caráter experimental e prático como em uma oficina, desde os primeiros passos até as alturas da contemplação, passando por várias modalidades de oração.
Aprende-se também a manusear melhor a Bíblia, adquirindo devoção e estima pela Palavra de Deus.
Na Oficina abordam-se vários temas, como: o amor eterno e gratuito de Deus; a fé; Maria, mulher de fé; reconciliação integral (Abandono); vida fraterna; Cristo como centro e outros…~

A Oficina é:
a) Uma escola de oração: Como orar, além da graça, enquanto atividade humana é também arte, a organização da Oficina contém e oferece uma pedagogia progressiva, metódica e disciplinada.
b) Uma escola de vida: onde o participante vai superando, passo a passo, o mundo interior de angústias e tristezas e inundando-se de paz, tornando-se cada vez mais paciente, humilde, sensível e misericordioso com o programa: o que faria Jesus em meu lugar?
c) Uma escola apostólica: cujo objetivo é fazer da Oficina um viveiro de vocações apostólicas e, de fato, a Oficina consegue transformar muitos participantes em apóstolos do Senhor.
Em suma, a Oficina compromete o participante em três dimensões: com Deus, consigo mesmo e com os outros.

Organização:
A Oficina para adultos consta de 15 sessões e a de jovens consta de 10 sessões, sendo uma por semana, com duas horas de duração. Mas o trabalho principal é realizado durante a semana, na vida cotidiana, com a prática semanal (textos bíblicos, vivência e prática das modalidades).
A Oficina é dirigida por dois orientadores (Guias), cuja missão consiste em colocar em prática o espírito e o conteúdo do Manual. À frente dos orientadores, há equipes de coordenação que vão desde uma equipe local até uma internacional.
A Oficina é um serviço eminentemente laical. A maioria dos orientadores são leigos e todos os componentes dos grupos dirigentes são leigos em estreita união com seus Pastores.

A Oficina é um serviço:
a) Limitado: Uma vez completadas as sessões, dá-se por cumprido o objetivo e os orientadores se retiram, sem constituir comunidades ou grupos estáveis;
b) Aberto: Participam dele cristãos, catequistas, agentes de pastorais, militantes de grupos eclesiais, eclesiásticos e religiosos, pessoas distantes da Igreja, os excluídos dos sacramentos e diferentes grupos evangélicos.
A Oficina funciona nos meses de março a junho e de agosto a novembro.

Atenção: Vagas limitadas

Nenhum comentário: