31 de julho de 2012

PRA FICAR NA HISTÓRIA:

Diocese de Divinópolis instala em Pará de Minas o Tribunal da Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Padre Libério.


O nosso Bispo Diocesano Dom Tarcísio Nascentes veio à Pará de Minas na noite desta segunda Feria (30/07/12)onde se reuniu com Padres e convidados na Capela São Jerônimo que fica nos fundos da Matriz de Nossa Senhora da Piedade, para instalar o Tribunal da causa de Beatificação de Padre Libério.Tribunal este que a partir de agora passa a ouvir testemunhas convidadas pelo Tribunal à relatarem sobre a vida de Padre Libério.A nossa igreja claro está em festa, pois é mais um passo dado no processo.Alegremos-nos e rezemos ainda mais pela Beatificação do "Servo de Deus" o Nosso Querido e Saudoso Padre Libério... Que Deus seja louvado e viva o Padre Libério....

Resgate Histórico: Padre Libério afirmava não fazer milagres 

Apesar de ainda não ter sido declarado santo oficialmente pelo Vaticano, Padre Libério, tem sua santidade reconhecida no coração do povo. Muitos são os relatos de pessoas que conseguiram graças através de suas orações ou posterior a sua morte, por meio de pedidos á Deus, com sua intercessão.

Já foram publicados muitos milagres atribuídos ao Padre Libério ao longo dos anos. Vale ressaltar que isto não ocorreu apenas depois que o mesmo faleceu. Nos últimos anos de sua vida em Pará de Minas, ele foi proibido de celebrar missas em igrejas, mas recebeu autorização do bispo da Diocese de Divinópolis para celebrar em sua própria casa todos os dias, além de aspergir água e dar bênçãos. Mesmo com tantos relatos afirmando que os milagres aconteciam por seu intermédio, Padre Libério aos 93 anos dizia que não fazia milagres, apenas rezava e abençoava as pessoas.

Isto pode ser comprovado em matéria publicada pelo Jornal Independente, que circulou em Pará de Minas no dia 11 abril de 1977, com o número 835, edição de 04 páginas que custava Cr$2,00 (Dois cruzeiros). Este jornal estava em seu ano 18, tendo sido fundado em 1959 com o registro de Patente Federal 309.136.

O exemplar utilizado na pesquisa faz parte do acervo do Museu do Padre Libério, em Leandro Ferreira, cidade escolhida para o sepultamento do santo padre. 

Naquela edição, o Jornal Independente destacava: “Milagres de um padre de 93 anos. Com a simplicidade e humildade que lhe são peculiares em 61 anos de sacerdócio, o padre Libério Rodrigues Ferreira, um velhinho de 93 anos de idade, e tá atraindo centenas de fiéis em sua casa. Proibido de rezar missa ou dar bênçãos em igrejas, foi autorizado a utilizar sua residência também humilde, para atender os devotos. Magro, de rosto anguloso, bastante marcado pelas rugas do tempo, está sendo apontado como um santo pela população.

Ao benzer água, objetos, roupas e alimentos têm conseguido realizar milagres só atribuídos às pessoas dotadas de um poder espiritual supremo, como peregrino que foi desde sua ordenação em 1916”.

Na mesma edição o jornal acrescentava outros fatos e falas do santo padre: 

“Padre Libério apenas benze a água e o milagre realiza. Para o padre Libério, um velho magro de rosto anguloso bastante marcado por rugas de olhos que lembram os traços dos orientais, pois raramente se abrem, cabelos ralos e atualmente brancos, esta afluência dos fiéis já se tornou um elemento comum nos seus 61 anos de sacerdócio. Nascido em Lagoa Santa em 1884 morou lá até os 18 anos, mudando-se para Mateus Leme onde ficou por quatro anos.

Em 1906, chegava a Mariana para estudar no seminário ordenando-se em 1916. Começa aí sua vida de peregrinações e caridade. Foi coadjutor em Pitangui durante oito anos. Depois foi vigário em Pequi por cinco, em Varginha por 10 e Nova Serrana por sete anos e Leandro Ferreira por 19. Finalmente em Pará de Minas, onde já não é Capelão, nem vigário, celebrando missa em sua própria casa com ordem do bispo de Divinópolis, a cuja diocese pertence.

“Ás vezes vou a Divinópolis, onde descanso na Vila São Vicente de Paula, outras vezes vou a Belo Horizonte”, diz o padre, mas já faz bastante tempo que não viaja, pois está muito velho, cansado e doente, apesar de insistir em celebrar missa todos os dias.

Tereza de Freitas, criada por ele desde os nove anos, pois seu pai era sacristão dele, fala sobre o Padre Libério: “muita gente tem alcançado graça por seu intermédio. Sua vida foi sempre humilde e de caridade. Nunca teve nada seu, nunca se importou em ganhar nada.

Tudo que tem, está casa e o que tem nela foi o povo quem deu. E [...] ajuda, dando-lhe donativos para se manter. Vem gente de todo o lugar para falar e pedir graça ao Padre Libério, até Brasília, São Paulo e Rio”.

A missa é uma celebração rápida, pois o padre já não consegue ler muito bem, devido a idade avançada, sendo ajudado por um diácono, que lhe indica as partes da missa e o que deve ler. Ao final há a benção das águas, quando conclama o povo a erguer todos os objetos que receberão as bênçãos. Surgem alimentos, pacotes de sal, farinha, pães e até quadro de santos. Com um tubo desodorante spray ele borrifa água nos mais próximos e a ânsia para receber um pingo de água que cai de suas mãos nesse momento é grande, com todos se comprimindo mais, a fim de chegar mais perto. Após as bênçãos se retira para o quarto e a porta é trancada pois o povo insiste em permanecer lá para falar lhe pessoalmente.

_ “Padre Libério o senhor tem feito muitos milagres? “Eu não faço milagres, eu só abençoo as pessoas. É preciso rezar muito agora na quaresma né? Minha vida não tem nada, a gente não pode lembrar de tudo. Vou fazer 93 anos dia 30 de junho. Se já celebrei em Belo Horizonte? Em muitas igrejas de lá. Eu tenho que celebrar missa em casa né? Não tenho mais igreja, nem paróquia, nem nada. O bispo mandou-me celebrar aqui, porque o povo pede. Mas eu não curo não, eu só rezo e peço para Deus as graças que me pedem”. 

Enfermo, Padre Libério faleceu em Divinópolis no dia 21 de dezembro 1980, foi velado em Pará de Minas e sepultado em Leandro Ferreira dia 22 de dezembro de 1980. 

Geraldo Rodrigues

Um comentário:

Ivani Alves disse...

Tantas graças alcançadas, tantos milagres presenciados! Padre Libério é santo, e não tem como duvidar dessa verdade. Para nós, mesmo ele não sendo canonizado, foi, é, e sempre será santo. Nada vai mudar!
Por que será que está tão difícil reconhecer sua santidade? Pra mim isso não depende dos homens.Ele nasceu para ser santo porque Deus quis assim.