10 de julho de 2012

Você sabia?

[DSC01494%255B5%255D.jpg]O Papa Bento XVI extinguiu o termo "dízimos" do quinto Mandamento da Igreja, conforme Compêndio do Catecismo da Igreja Católica por ele promulgado em 28 de junho de 2005 e republicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O Quinto Mandamento agora é assim: "Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades".

Os 5 mandamentos da igreja, na sua forma atual, foram promulgados em 2005 pelo Papa Bento XVI, quando suprimiu o termo "dízimos" do quinto mandamento (pagar dízimos conforme o costume), cujo sentido real era, obviamente, contribuição, não taxação. Por isto é que vinha originalmente no plural. Lembrando que, especialmente no Brasil, diversos membros de pastorais arbitrariamente haviam reduzido o termo para o singular, culminando, na criação e expansão da "pastoral do dízimo" que, embora presente e atuante, encontra-se em divergência (pelo menos textualmente), no que tange às determinações romanas, mesmo porque dízimo, no sentido próprio da palavra, nunca existiu na Igreja Católica.

Os Cinco Mandamentos da Igreja Católica

1- Participar da Missa aos Domingos e outras festas de guarda, ficando livre de trabalhos e de actividades que pudessem impedir a santificação desses dias

2- Confessar-se ao menos uma vez por ano.

3- Receber o sacramento da Eucaristia pelo menos pela Páscoa

4- Abster-se de comer carne e observar o jejum nos dias estabelecidos pela Igreja
Dias de jejum: quarta-feira de cinzas e sexta-feira santa.
Dias de abstinência de carne: sextas-feiras da quaresma.

5- Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades

Um comentário:

TIA HELENA disse...

Bom dia!
seu blog continua lindo!
Um grande abraço

Paz de Jesus!