![[DSC01494%255B5%255D.jpg]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRXRHmyMQJCjWPJoY5vK8NS48zRFsNXZ4CEtJWAa7RRNnGtLFjKTOiiffoqwo1OV3efAUHCwOiIUGLb_-VVHMmbssdHPmvsx5mJktYgQ392pj76B7ytKfqLrhR6Kg0J6_1pi_vVdNyHWE/s200/DSC01494%25255B5%25255D.jpg)
Os 5 mandamentos da igreja, na sua forma atual, foram promulgados em 2005 pelo Papa Bento XVI, quando suprimiu o termo "dízimos" do quinto mandamento (pagar dízimos conforme o costume), cujo sentido real era, obviamente, contribuição, não taxação. Por isto é que vinha originalmente no plural. Lembrando que, especialmente no Brasil, diversos membros de pastorais arbitrariamente haviam reduzido o termo para o singular, culminando, na criação e expansão da "pastoral do dízimo" que, embora presente e atuante, encontra-se em divergência (pelo menos textualmente), no que tange às determinações romanas, mesmo porque dízimo, no sentido próprio da palavra, nunca existiu na Igreja Católica.
Os Cinco Mandamentos da Igreja Católica
1- Participar da Missa aos Domingos e outras festas de guarda, ficando livre de trabalhos e de actividades que pudessem impedir a santificação desses dias
2- Confessar-se ao menos uma vez por ano.
3- Receber o sacramento da Eucaristia pelo menos pela Páscoa
4- Abster-se de comer carne e observar o jejum nos dias estabelecidos pela Igreja
Dias de jejum: quarta-feira de cinzas e sexta-feira santa.
Dias de abstinência de carne: sextas-feiras da quaresma.
5- Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades
Um comentário:
Bom dia!
seu blog continua lindo!
Um grande abraço
Paz de Jesus!
Postar um comentário