2 de novembro de 2012

DIA DE FINADOS

A celebração do Dia de Finados reaviva em cada um de nós as recordações de irmãs e irmãos, pai, mãe, amigos, pessoas que nos precederam no caminho para a vida definitiva em Deus. Este dia é oportunidade para agradecer ao Senhor o dom da vida e a história dos que faleceram, o bem que eles realizaram, a herança amorosa que nos deixaram.
Na oração e na saudade, nós cristãos reconhecemos que na morte “a vida não é tirada, mas transformada”. Renovemos nossa fé lembrando as palavras de Jesus Cristo à Marta: “Teu irmão ressuscitará” (João 11,23). E contemplemos o mistério de Jesus Cristo que assumiu a condição humana até a morte, e morte de cruz. Mas Ele ressuscitou e abriu para todos nós as portas da vida eterna: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês nisto?” (João 11,24-25). Nós cremos. Cristo Jesus, Ressuscitado, é nossa esperança, a certeza da vida plena.
Lembranças e saudades, gratidão e reverência, aos nossos entes que já estão em Deus, de forma a nos sensibilizar e a se transformar em fonte de sabedoria amorosa para conduzirmos bem nossa vida, para fazê-la produzir frutos de fraternidade, solidariedade e justiça. O bem que os nossos falecidos nos fizeram deve nos inspirar na convicção de que bom é ser bom.
Oremos juntos: “Ó Deus, fizestes o vosso Filho único vencer a morte e subir aos céus. Concedei a vossos filhos e filhas (lembrar aqui seus familiares e amigos falecidos) superar a mortalidade desta vida e contemplar eternamente a vós, Criador e Redentor de todos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.
Com meu fraterno abraço, suplico ao Pai que derrame bênçãos de saúde e paz sobre você e sobre sua família.
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo Metropolitano

Nenhum comentário: