12 de agosto de 2013

Homenagem - Dia dos pais

A maior herança que um pai pode deixar para um filho é a Educação da Fé.
Com esta bela frase padre Adilson encerrou a homilia do domingo, 11/08/2013, na celebração do dia dos pais. 

No início da pregação muita gente se assustou  com o que o padre disse. Ele começou assim: Eu acho um absurdo essa lei que manda prender o pai que não paga pensão, eu não concordo com  isso. Pausa para reflexão...é uma vergonha ter que obrigar um pai a cuidar do próprio filho! Concluiu ele.

Os pais e toda comunidade presente, certamente levaram na mente e no coração após a celebração dessa noite, alguma mensagem positiva para refletir e colocar em prática no dia a dia. Padre Adilson falou muito bem sobre a importância da figura paterna na vida do ser humano. 
Com exemplos e testemunhos de vida, ele falou um pouco sobre seu pai e de como ele educou os filhos na fé. Segundo ele,  todas as noites o pai reunia toda família para rezarem  juntos o santo terço, mesmo que o pai e a mãe se desentendessem ao longo do dia, aquele hábito de rezarem juntos todas as noites era sagrado, pois aquele era o momento da reconciliação familiar.  
E aquele filho que tivesse feito algo errado durante o dia ele pedia para que ficasse a sós com ele após o terço para rezar mais um pouco, refletindo sobre a falta cometida. E foi assim que ele aprendeu amar e confiar em Deus, seguindo os ensinamentos transmitidos por seu pai, que era um homem simples mas que teve muita sabedoria para criar os onze filhos. O amor incondicional de seu pai pode ser comparado com o amor de Deus Pai.
Com este exemplo ele mostrou que a  ideia que fazemos de Deus é influenciada e está muito ligada com o relacionamento que temos com nosso pai natural. O ideal é que o filho olhando para o seu pai identifique as qualidades de Deus. Mas nem sempre isso é possível. Para uma pessoa que teve um pai duro, bravo, violento, quando falamos que Deus é Pai é assim que ela O vê..
Estes conceitos errados nos incapacitam de crer plenamente em Deus e de entregarmos completamente a Ele.

Ao final da missa os pais foram homenageados por padre Adilson com a música Utopia, dentre outras.

Nenhum comentário: