23 de julho de 2013

Terço dos Homens – Filhos de Maria: 07 anos de fé e devoção!

Neste mês de Agosto, o grupo do terço dos Homens, mais conhecido como Filhos de Maria, celebra mais um ano do seu inicio. Foi mesmo uma inspiração divina, mais do que, propriamente, uma iniciativa de um grupo de homens. Ninguém, nem os mais otimistas, imaginariam que aquele pequeno grupo de dezessete homens, orientados pelo Padre Adilson Neres, reunidos no dia 02 de agosto de 2006, na Gruta de Nossa Senhora de Itaúna, no bairro de Lourdes, em Itaúna, daria início a uma grande manifestação de fé, que, aos poucos, foi ganhando adesão nas cidades da diocese de Divinópolis e, hoje, no Brasil inteiro, temos grupos de homens rezando o santo terço. Praticamente todas as cidades de nossa Diocese têm um grupo do terço dos homens. Algumas têm até mais de um grupo, que se reúnem em locais, dias e horários diferentes. O certo é que, em muitos lugares de Minas e do Brasil, a partir desta iniciativa, o terço rezado pelos homens ganhou forças onde já existia, porém com pouca expressão, e na maioria das cidades, foi criado o terço rezado somente pelos homens.

Padre Adilson nos conta como tudo começou:

Temos, em Itaúna, bem próximo ao centro da cidade, no bairro de Lourdes, a Gruta de Nossa Senhora de Itaúna. É um local em que muitas pessoas vão durante o dia para fazerem, ali, suas orações. Lugar tranquilo, cercado pela natureza, onde se respira, além de ar puro, um sentimento de fé, paz e tranquilidade. Durante meu estágio pastoral como seminarista e logo após voltar como vigário paroquial de Sant’Ana, observei que ali, nas vezes em que ia rezar, a maior parte dos frequentadores, era de homens, acompanhados de esposas, filhos e, na maioria das vezes, sozinhos. Em seus rostos e nas expressões de fé algo me chamava atenção. Sozinhos, os homens se entregavam mais à meditação e suas maneiras de rezarem eram diferentes, quando na presença de mulheres. Diante disso, pensei tirarmos um momento para que ali, somente os homens pudessem rezar o terço. Sei que o homem, por si só, tem certa dificuldade de manifestar sentimentos, talvez fique um pouco mais inibido. Troquei ideias com alguns homens mais conhecidos e, alguns dias depois, começamos com as orações. Reservamos a quarta-feira, às 20h. No primeiro dia foram 17 homens, no segundo dia, 23, no terceiro dia, mais de 30 homens. A partir dali não contamos mais.

Alguns fatos interessantes me chamaram a atenção posteriormente, visto que eram por mim desconhecidos. Segundo dados históricos das manifestações que ali aconteceram em 27 de julho de 1955, eram apenas meninos que viram a manifestações de Nossa Senhora, dos quais dois ainda rezam conosco, o senhor Antônio escrivão e Eduardo. O senhor Ovídio, um farmacêutico da cidade, que até então não acreditava, foi comprovar se aquele relato dos meninos não era uma criação da mente deles e ele também acreditou no que viu e sentiu. Esta segunda visão aconteceu no dia 02 de agosto, daquele ano. A partir daqueles relatos, iniciou, ali, uma grande peregrinação de pessoas que diminuiu com o tempo, mas nunca mais acabou. A mensagem transmitida por Nossa Senhora foi “ ...Erguei o altar, orai com fé e vós vereis o milagre da conversão”, é, a meu ver, o coração de cada homem, aberto para a oração tão simples que é o terço, porém com uma grande fonte de graças. Além de outros relatos e testemunhos, eu acredito que estes são alguns particulares que fazem o terço dos homens ter dado certo ali e se espalhado por todo o Brasil.

Muitos podem se perguntar como o terço ganhou tal alcance, atualmente, em Minas e no Brasil. Lembremo-nos que o terço rezado por homens já existia em muitos lugares, desde a década de 40, porém eram pequenos grupos, de mais ou menos 30 a 50 homens. Nós enriquecemos o momento do terço com músicas e preces, além de um ambiente alegre, descontraído, de amizade e espontaneidade. Muitos homens que vinham ao terço convidavam outros. Não há, entre os homens, nenhuma distinção de classe, idade, se são católicos praticantes ou homens afastados da Igreja. Somos um grande grupo unido no mesmo ideal: rezar o terço com fé e amor. Homens de outras localidades que estavam a trabalho em Itaúna, representantes comerciais, vendedores, caminhoneiros e outros, iam rezar e pediam para começar também em suas cidades . Nós, do grupo Filhos de Maria, de Itaúna, chegamos a ir em muitas cidades, mas devido ao meu pouco tempo disponível por causa dos trabalhos da paróquia e pela grande quantidade de convites, não foi mais possível acompanhar os novos grupos e hoje nem sabemos mais onde estão rezando o terço, que graças a Deus, começou entre nós. Nos dois primeiros anos, alguns órgãos da imprensa Estadual e até Nacional, como a Rede Globo, com o Jornal Nacional e SBT Alterosa, fizeram matérias sobre o assunto com o que eles chamavam de “fenômeno da volta dos homens à Igreja, através da reza da devoção Mariana do Terço. Isso ajudou a divulgar nosso trabalho. Graças a uma iniciativa minha, juntamente com Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora, iniciou a Romaria do Terço dos Homens ao Santuário Nacional de Aparecida, SP. Fomos também à Canção Nova, no primeiro encontro, no ano de 2008, mas não tivemos êxito. Esta Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida acontece, agora, exclusivamente, todo terceiro sábado de Fevereiro. Neste ano tivemos a presença de cerca de 20 mil homens!

Em muitos lugares do Brasil o Terço dos homens é uma realidade de fé. É uma maneira de resgatar homens afastados por algum motivo, trazê-los de volta ao seio da Igreja. Agradecemos a Deus por nos confiar tal missão. À Nossa Senhora, por interceder por nós e por todos aqueles que assumiram o terço dos homens, Bispos, Sacerdotes, Religiosos, Lideranças dos grupos e todos os Filhos de Maria. Que estes sete anos sejam para todos nós, motivação e perseverança. Salve Maria!

Nenhum comentário: